Na última quarta-feira, dia 03, a partir das 19 horas, no Salão Nobre do UNIFOR-MG ?Eunézimo Lima?, o DA (Diretório Acadêmico) Dra. Laura Guedes Faria, com o apoio da Coordenação do curso de Direito, promoveu uma Aula Inaugural para os alunos. O evento, que teve como objetivo promover a aquisição de conhecimentos extra-curriculares aos acadêmicos, especialmente na esfera do Direito do Trabalho, contou com a presença de representantes do Centro Universitário e da classe jurídica formiguense, além de convidados.

A mesa de trabalhos foi formada pelo Reitor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão; pela coordenadora geral de Graduação, Profa. Ms. Rachel de Castro Eduardo Matias; pelo coordenador do curso, Prof. Dênio Dutra Barbosa; pelo coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Centro Universitário, Prof. André Hostalácio; pela presidente da 16a subseção da OAB/MG (Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais), Cirlanda Chaves; pelos alunos Marcos Antônio Coelho e Wéverton de Castro, representantes do DA; e pela palestrante da noite, a juíza Profa. Ms. Graça Maria Borges de Freitas.

Após a abertura do evento, todos os componentes da mesa se manifestaram quanto à importância da aula e também das diversas atividades promovidas pelo curso de Direito, que representam o diferencial do UNIFOR-MG em relação às outras faculdades.

Seguindo os pronunciamentos, a Profa. Ms. Graça Maria deu início à palestra, que tratou do tema ?A Justiça do Trabalho sob a ótica constitucional?. Durante a explanação, a juíza falou sobre o funcionamento da Vara do Trabalho de Formiga/MG, leis ligadas a esta área jurídica e mudanças referentes às relações de trabalho entre patrões e funcionários. Outra questão levantada pela professora foi a possibilidade de criar uma parceria entre o UNIFOR-MG e a Vara do Trabalho da cidade, permitindo aos alunos uma formação mais próxima da prática e o contato direto com profissionais do Direito.

Após a explanação, um espaço para perguntas foi aberto e várias questões foram colocadas pelos acadêmicos e detalhadas pela palestrante.

Para encerrar a noite, uma confraternização foi promovida, na Sala de Reuniões da Reitoria, com a presença de representantes do UNIFOR-MG, do curso de Direito e do DA, junto à juíza Profa. Ms. Graça Maria.

Posse do DA
Durante a Aula Inaugural, foi realizada, também, a posse do DA. Os membros foram eleitos pelos alunos do curso de Direito para o mandato de um ano. Os acadêmicos Marcos Antônio Coelho e Wéverton de Castro Silva, antigo e atual presidentes do DA, respectivamente, fizeram um pronunciamento aos presentes, enfatizando o papel positivo do DA dentro da Instituição e favorável ao crescimento do curso e dos estudantes.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, os componentes do DA entregaram à Profa. Ms. Graça Maria e à Cirlanda Chaves um buquê de rosas, representando todas as mulheres presentes.

Membros
Presidente: Wéverton de Castro Silva
Vice-presidente: Túlio Khouri de Carvalho Costa
1a tesoureira: Mirienne Aparecida Rios Elias Monteiro
2o tesoureira: Jania do Carmo Rodrigues
1o secretário: Morenno Tavares da Silva Bia
2o secretário: Marcos Antônio Coelho
Diretor social: Marcus Phillipe Vieira
Diretor social: Pedro José Mendonça Cunha
Diretor de esportes: Elmer Flávio Ferreira Mateus Júnior
Diretor de esportes: Diego Luis Silva Castro
Assessora de imprensa: Marcelly Teresinha Silva
Assessora de imprensa: Nielma Verçosa de Oliveira

Currículo
A Profa. Ms. Graça Maria Borges de Freitas é graduada em Direito e Pedagogia; possui mestrado em Direito Constitucional; é juíza titular da Vara do Trabalho de Formiga; membro do Conselho Consultivo da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT/MG); e membro da Comissão de Ensino Jurídico da Escola Nacional da Magistratura, vinculada à Associação de Magistrados Brasileiros (AMB).

COMPATILHAR: