Segundo o Instituto do Joelho do Hospital do Coração (HCor), o número de fraturas e torções nos joelhos de crianças e adolescentes subiu 15% ao ano na última década. O levantamento do hospital mostra problemas nas cartilagens e nos ligamentos da articulação, o que preocupa os especialistas, porque esse tipo de lesão pode comprometer o crescimento.
Ainda segundo o HCor, a alta nas lesões entre crianças está acima da média registrada na literatura internacional, o que pode ser justificado pelo fato de que, principalmente os meninos, têm se tornado ?atletas de fim de semana?, ou seja, a combinação de rotina sedentária com atividades de impacto eventuais é considerada a principal causa de lesões.
Entre as principais modalidades que podem provocar o problema no joelho estão o futebol, vôlei, basquete e skate, atividades que envolvem mudança brusca de movimento e saltos. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Claudio Santili, o fato de as crianças praticarem apenas um tipo de atividade, o que sobrecarrega um grupo muscular seria outro agravante.

COMPATILHAR: