O professor de educação musical, Alex Arouca, que foi o segundo colocado no prêmio Mérito Nosso Educador, com o projeto Banda de Latas – Aprendendo com ritmo faz um agradecimento a todas as pessoas que contribuíram, direta e indiretamente, com o sucesso do projeto. Confira abaixo o agradecimento:
Este foi o meu primeiro ano como Educador na Rede Municipal de Educação, e por isso pela primeira vez participei do prêmio Mérito Nosso Educador promovido pela Secretaria de Educação e Esporte. O Relato da Experiência Educativa Banda de Latas – Aprendendo com ritmo alcançou o segundo lugar na edição deste ano, e agora é chegada a hora de externar nossa gratidão.
Gostaria de agradecer a todos que direta ou indiretamente deram sua contribuição para a concretização dessa experiência. Destaco aqui, algumas pessoas que, sem dúvida foram fundamentais para que alcançássemos esse prêmio:
Minha esposa Sueli, meus filhos Ludwig e Johann e meus pais, Orlando e Aparecida. Sem eles nada disso seria possível; A diretora Lucimar, as Pedagogas Adriana e Sandra, as amigas Fabiane e Viviane e demais funcionários da Escola Benedita Gomide Leite. Todos os professores da escola, principalmente Jaqueline, Janaína, Rejane e Rosilene;
A todos da secretaria de comunicação e da mídia formiguense que sempre divulgou com muito carinho, os eventos em que a Banda de Latas se apresentou; Os músicos: Deivdy, Claudinho e Lucas da banda Santo de Fora, o compositor Alessandro Teixeira e a cantora Rayana Ciribelly, Gibran e os músicos da EMMEL, Xande, Moisés, Felipe e Emanoel.
Principalmente destaco e agradeço aos alunos da escola Benedita que tanto se dedicaram para alcançar com excelência os objetivos propostos no trabalho. Eles são a verdadeira razão de todos os nossos esforços! Sem condições de se apresentarem com uma aparência mais adequada, por vezes, alguns fizeram apresentações até de chinelinho de dedo, e assim foram desacreditados por muitas pessoas que acham que a casca é mais importante que a essência, mas sua garra, coragem, e acima de tudo seu talento, sobrepujam todas as dificuldades sociais ou financeiras.
Sinto que a Banda de Latas é apenas o início de um trabalho maior, que servirá inclusive para erradicarmos de vez certos preconceitos. Este segundo lugar, em um prêmio tão disputado, é a prova de que estamos começando a vencê-los. Foi uma vitória da Educação Musical, uma disciplina nova, que ainda sofre preconceitos, mas, graças a uma lei sancionada em 15 de agosto do ano passado, passará a ser obrigatória em todas as escolas do país do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Viva a boa música e a Educação Musical, e um viva especial para a Escola Benedita Gomide Leite!!!
Muito obrigado a todos!!!
Alex Arouca – Professor de Educação Musical.