Mais de 40% dos estudantes que terminaram o 3° ano do ensino fundamental não têm o aprendizado em leitura esperado para essa etapa. Isso significa que têm dificuldades para encontrar informações em um texto ou o tema de uma narrativa. É o que aponta o resultado de uma avaliação aplicada no primeiro semestre de 2011 a 6 mil alunos de escolas municipais, estaduais e privadas de todas as capitais. O objetivo era descobrir o nível de aprendizado das crianças no início da vida escolar, após os três primeiros anos de estudo.
A Prova ABC utilizou a mesma escala do desempenho adotada pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), exame aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) aos alunos do 5° e 9° do ensino fundamental. Por esse modelo, o aluno tem o aprendizado considerado adequado quando atinge 175 pontos. O desempenho médio em leitura dos alunos participantes da Prova ABC foi 185,5 pontos ? mas há grande variação nas notas de escolas públicas e privadas e entre estudantes do Norte e Nordeste em relação ao restante do país.
Enquanto os alunos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste tiveram desempenho acima da média nacional ? chegando a 197 pontos no Sul ? os do Norte e Nordeste atingiram, respectivamente, 172 e 167 pontos. Os resultados também variam entre as escolas públicas e particulares: a média na rede pública foi 175,8 pontos, contra 216,7 entre os da rede privada.
Os alunos também fizeram redação para avaliar competências como coesão, coerência e adequação do texto ao tema, além das normas ortográficas e de pontuação. O desempenho esperado era pelo menos 75 pontos em 100. No entanto, a média nacional foi 68,1, sendo a nota dos alunos das escolas públicas seis pontos abaixo dessa média e a dos estudantes da rede privada, 18 pontos superior.
Também foi avaliado conhecimentos em matemática, cuja média nacional foi 171,1 pontos – abaixo do nível determinado como adequado. O aluno precisaria atingir 175 para ser considerado apto a resolver problemas envolvendo notas e moedas, além de dominar a adição e a subtração. Apenas 42% do total dos avaliados atingiram esse patamar.
As habilidades dos estudantes com os números também foi superior na rede privada, cuja média foi 211,2 pontos contra 158 na pública. Os alunos do Norte e Nordeste também tiveram resultados inferiores ? 152,6 e 158, 2 pontos respectivamente ? em relação aos participantes do Sul (185 pontos), Sudeste (179 pontos) e Centro-Oeste (176 pontos).

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