O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, concedeu entrevista coletiva nessa sexta-feira (23), na Cidade Administrativa, para atualizar a situação da pandemia.

Entre os assuntos abordados, ele confirmou o retorno das cirurgias eletivas no Estado. Para isso, o principal critério é a disponibilidade do chamado kit-intubação, que teve a demanda pressionada devido às internações de pacientes com complicações causadas pela Covid-19.

Variante Delta

Durante a entrevista, o secretário negou transmissão comunitária da variante Delta da covid-19, originária da Índia. Apenas um caso da cepa foi registrado no estado — o paciente contraiu o vírus fora de Minas, e teve sintomas leves. 

A variante preocupa as autoridades devido ao elevado poder de transmissão. Alguns estados já admitem, publicamente, a transmissão comunitária da variante. É o caso de São Paulo e Rio de Janeiro. 

Futebol com público 

O retorno do futebol com público está autorizado pelo governo de Minas, frisou Baccheretti. De acordo com ele, a definição depende de acerto entre Federação Mineira de Futebol (FMF) e as cidades. 

Previsão de vacinação

Conforme o secretário, até janeiro de 2022, todos os mineiros adultos (público-alvo da campanha de imunização contra a Covid-19) deverão ter recebido duas doses das vacinas — ou dose única, no caso da vacina da Janssen. 

O governo de Minas prevê a aplicação da primeira dose em todos os adultos até o fim de setembro. 

Fonte: Itatiaia

Comentários
COMPATILHAR: