No balanço semanal sobre a Covid-19, feito pelo jornal, o município de Formiga registrou, até o momento, 7330 casos positivos da doença.

A boa notícia é que os casos estão diminuindo e mais pessoas estão sendo curadas em relação às semanas anteriores.

De sexta-feira passada (16) até nessa quinta-feira (22), foram registrados 89 novos casos. Também neste período, 490 pacientes se curaram e 347 testes foram descartados.

Segundo dados divulgados na tarde dessa quinta, no Boletim Epidemiológico, 4360 pessoas já se curaram da Covid-19 em Formiga.

Na sexta-feira passada, 74 pacientes estavam internados, nessa quinta permaneceram apenas 49.

Ainda em 7 dias, Formiga registrou 13 óbitos pela Covid-19. Desde o início da pandemia 179 pessoas já perderam a vida em decorrência da doença;

Óbitos

Nessa quinta-feira (22) foram registrados dois óbitos por causa da doença.

Um paciente formiguense tinha 40 anos. Ele não tinha comorbidade e estava internado na UTI da Santa Casa de Formiga.

Uma mulher de 57 anos tinha cardiopatia e estava internada na UTI Unidade de Pronto Atendimento de Formiga.

Na quarta-feira (21), foi confirmada a morte de um idoso de 63 anos. Ele era hipertenso e estava internado na UTI da Santa Casa.

Na terça (20) nenhum óbito foi confirmado na cidade. Já na segunda-feira (19) foram três mortes:

Uma mulher de 74 anos, era hipertensa e diabética. Estava internada na UTI da Santa Casa de Formiga;

Um homem de 58 anos, sem comorbidade. Estava internado na UTI da Santa Casa de Formiga

 Uma mulher de 42 anos, era hipertensa e estava internada na UTI da Santa Casa de Formiga.

No domingo (18) foram três óbitos confirmados. Um homem de 56 anos. Ele era hipertenso e estava internado no CTI da Santa Casa.

Uma mulher de 74 anos, estava internada na UTI da Unidade de Pronto Atendimento. Era hipertensa e diabética.

Um homem que tinha 55 anos, era diabético, hipertenso e estava internado na UTI da Santa Casa de Formiga.

No sábado (17) faleceu um idoso que tinha 76 anos, hipertensão arterial e estava internado no CTI da Unidade de Pronto Atendimento de Formiga e também um homem de 86 anos, que tinha hipertensão arterial, alzheimer e estava internado na Santa Casa de Formiga.

Na sexta-feira passada (16), foi confirmada a morte de uma mulher de 37 anos. Ela estava internada na Unidade de Pronto Atendimento de Formiga. Não foi informado se ela tinha alguma comorbidade.

O óbito de uma senhora de 72 anos foi registrado na noite de quinta-feira (15), e entrou no boletim de sexta-feira. Ela estava internada na Unidade de Pronto Atendimento de Formiga.

1 ano do primeiro caso de Coronavírus

No sábado passado (17) completou um ano que Formiga registrou o 1º caso de Covid-19. O paciente era um homem de 32 anos.  

À época, 322 casos estavam em investigação, dois pacientes internados e 95 casos foram descartados.

Já o primeiro óbito foi confirmado em 2 de junho do ano passado. A vítima era um homem de 66 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde, o idoso teria sido infectado pelo vírus no estado do Pará, onde esteve a trabalho e desde o primeiro momento foi considerado um paciente em estado grave.

Vale lembrar que o vírus não escolhe cor, sexo, faixa etária ou classe social. O diretor técnico da UPA. Vladimir Moreira destacou, “infelizmente, tivemos muitas perdas, mas também conseguimos salvar muitas vidas”.

De lá pra cá, foram ampliados de 34 para 84 os leitos clínicos e de 10 para 27 os leitos de UTI. Foram realizados testes em massa e a vacinação segue a o ritmo adotado pelo Plano Nacional de Imunização.

Lágrimas de alegria por cada paciente que venceu a UTI e lágrimas de tristeza por cada paciente que não conseguimos salvar. Sensação de impotência, fragilidade e insegurança, mas ao mesmo tempo de fortaleza”, destacou o secretário de Saúde, Leandro Pimentel.

COMPATILHAR: