O Banco Municipal de Alimentos (BMA) divulgou as atividades realizadas nos últimos dias. No dia 21 de maio, a equipe do Projeto Horta Urbana esteve nas hortas dos bairros Maringá e Areias Brancas fazendo a manutenção nos sistemas de irrigação e a colheita de cenouras (55 quilos no Maringá e 25 quilos no Areias Brancas). Na horta do Água Vermelha, foram plantadas sementes de aveia branca, cultura de crescimento rápido de inverno que irá produzir palhada (matéria orgânica) visando a proteção de solo, eficiência no uso da água e quebra do ciclo de doenças das oleícolas cultivadas durante os 2 anos do projeto.

No dia 22 de maio, o Banco de Alimentos de Formiga recebeu a visita do subtenente Romero, que é o chefe de instrução do TG 04-030. Ele fez uma doação de material de limpeza ao BMA e recebeu a doação de álcool em gel e iogurte. O TG é um importante parceiro do BMA no Projeto Horta Urbana e tem ajudado o equipamento em diversas ações em prol da comunidade.

No dia 23 de maio, os produtores feirantes doaram mais de 250 quilos de alimentos ao Projeto Feira Solidária, que é desenvolvido pelo Banco de Alimentos. Já no dia 25, o BMA enviou uma doação de abóboras para o Banco de Alimentos de Brumadinho e recebeu 834 quilos de alimentos (alface, agrião, cebolinha, couve, milho verde, mexerica, mostarda, rúcula, trigo para quibe e sopas instantâneas).

No dia 26 de maio, o equipamento recebeu materiais de higiene e limpeza, como 30 quilos de sabão caseiro feito pela parceira Terê Faria. No mesmo dia, o produtor rural Manoel Messias Alves doou ao Banco de Alimentos 275,2 quilos de mandioca e 33 quilos de abacate.

No dia 27 de maio, contando com a parceria do TG 04-030, a equipe do BMA terminou a montagem de 600 cestas verdes (frutas, verduras, doce, rosquinhas, mel e tempero). Os alimentos foram adquiridos por meio de doações de parceiros, da produção das hortas urbanas e também adquiridos de agricultores familiares através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

No dia 28 de maio, foram colhidos na horta da Penitenciária de Formiga 98 quilos de alface, 72 quilos de repolho, 42 quilos de couve e 32 quilos de couve-flor. Já na horta do Bairro Maringá, foram colhidos 50 quilos de cenoura.

                Todos os alimentos doados ao BMA são repassados à rede socioassistencial de Formiga e às famílias referenciadas dos Cras. Nesse período de combate à Covid-19, o Banco de Alimentos de Formiga tem contado com o apoio e a solidariedade de muitos parceiros para garantir a segurança alimentar e nutricional no município. Quem quiser ajudar com doações de alimentos pode procurar a sede do equipamento, que fica na Rua Nossa Senhora da Abadia, 574-fundos, no Bairro Água Vermelha. Os telefones de contato são: 3329-1812 e 99988-1342.

COMPATILHAR: