“Os Bancos de Alimentos são estruturas físicas e/ou logísticas que ofertam o serviço de captação e/ou recepção e distribuição gratuita de gêneros alimentícios oriundos de doações dos setores privados e públicos, que seriam desperdiçados, e os destinam a famílias em situação de vulnerabilidade social e às instituições e equipamentos da rede socioassistencial”.

Para o fortalecimento dos trabalhos em prol da promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, os Bancos de Alimentos das regiões Metropolitana, Centro Oeste, Sul e Sudoeste de Minas vêm se articulando em Rede. Na última semana aconteceram duas importantes reuniões: a primeira reunião, da Rede Centro Oeste, Sul e Sudoeste, a qual foi realizada na quarta-feira passada (22) no Banco de Alimentos de Guaranésia e contou com representantes dos municípios de Córrego Fundo, Formiga, Guaranésia, Perdões, Pompéu e Tapiraí. A segunda reunião, da REBA-RMBH, aconteceu na sexta-feira (24), no Banco de Alimentos de Contagem e contou com a presença de representantes dos municípios de Belo Horizonte, Divinópolis, Brumadinho, Contagem, Formiga, Pompéu, Ribeirão das Neves e Sabará, além do Mesa Brasil Sesc e da Universidade Fumec.

Nas reuniões foram debatidos importantes assuntos relacionados à promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, com uma pauta em comum em ambas as reuniões, que foi a articulação para a realização do I Seminário Mineiro de Bancos de Alimentos, com previsão para acontecer no mês de novembro em BH. Foi criado um grupo de trabalho para a preparação do evento e estão sendo realizados os primeiros encaminhamentos.

De acordo com Anuar Teodoro, do município de Formiga que participa da coordenação das Redes e é um dos articuladores do evento, “a iniciativa busca conhecer melhor a realidade dos Bancos de Alimentos existentes no Estado, construir uma articulação e futuramente quem sabe, buscar a criação de uma Rede Mineira de Bancos de Alimentos, que poderá fortalecer os trabalhos de combate à fome e ao desperdício de alimentos”.

Fonte: Decom

Comentários
COMPATILHAR: