Um estudo divulgado pela Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, revela que as pessoas tendem a achar bebidas alcoólicas mais doce quando estão em ambientes barulhentos. Como é comum a preferência pelo sabor adocicado, esse fenômeno pode levar os consumidores a não terem noção de estarem abusando da bebida.
Os pesquisadores orientaram voluntários a classificarem drinques diversos conforme a quantidade presente de álcool na bebida – a força dela – além do gosto doce e amargo. Enquanto isso, os participantes foram expostos a formas de distração. Algumas tinha níveis de distração mínimos, mas outras exigiam que os participantes lessem jornal enquanto ficavam expostos à música alta, como as de boates.
As bebidas foram classificadas como significantemente mais doces quando as pessoas apenas ouviam música. Esperávamos que o grau maior de distração – com música e notícias de jornal – fosse exercer o maior efeito doce nos voluntários. Parece que nosso senso primário de gosto é imune a uma série de distrações, mas influenciado pela música, concluiu o psicólogo e líder do estudo, Lorenzo Stafford. Segundo ele, o estudo é relevante, pois busca entender como o ambiente pode influenciar o excesso de ingestão de álcool.
Pesquisa alerta consumidores
Segundo o coordenador do estudo, Lorenzo Stafford, os resultados da pesquisa servem como alerta às pessoas que têm o costume de beber e frequentar ambientes barulhentos, como bares e boates. O estudo foi de pequena escala, mas tem enormes implicações para quem costuma beber em ambientes barulhentos. Além disso, ele também é significativo para os bares, para a indústria das bebidas alcoólicas e para as autoridades, acredita. A pesquisa foi financiada pela Alcohol Research UK.

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