Considerando a idade do público-alvo, Belo Horizonte é a capital mais atrasada do país na vacinação contra a Covid-19.

Enquanto São Luís (MA) já vacina pessoas acima de 18 anos sem comorbidades, e outras capitais estão na faixa dos 30 e 40 anos, BH está parada na faixa etária dos 56 anos desde o dia 11 de junho.

Veja, abaixo, a vacinação por idades nas capitais, de acordo com informações do G1.

Vacinação por idade (sem comorbidades) nas capitais

UFCidadeIdade
MGBelo Horizonte56+
TOPalmas55+
SPSão Paulo50+
GOGoiânia50+
MTCuiabá50+
PBJoão Pessoa50+
PRCuritiba50+
RSPorto Alegre50+
SCFlorianópolis50+
ALMaceió49+
DFBrasília49+
PITeresina49+
RJRio de Janeiro49+
APMacapá47+
BASalvador47+
RNNatal47+
MSCampo Grande46+
ROPorto Velho45+
PERecife43+
RRBoa Vista43+
CEFortaleza42+
PABelém42+
ESVitória40+
SEAracaju40+
ACRio Branco38+
AMManaus34+
MASão Luís18+
Fonte: G1.

Nessa segunda-feira (21), a Prefeitura de BH anunciou a ampliação da vacinação para todas as grávidas, com as doses de Pfizer que chegaram ao estado na sexta-feira.

Além disso, está fazendo a repescagem daquelas pessoas que ainda não tomaram a Coronavac, que estava com estoque zerado, mas também foi reposto com a chegada da última remessa.

Segundo a Prefeitura, o último lote teve 850 doses de AstraZeneca, 40.600 doses de Coronavac e 7.608 doses de Pfizer. Mas essa quantidade é insuficiente para ampliar a vacinação por faixa etária, de acordo com a administração municipal.

“A Prefeitura esperava ampliar a vacinação por faixa etária e para lactantes. Porém, devido ao quantitativo disponibilizado ao município ainda não será possível. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda uma nova remessa e reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata continuidade do processo de vacinação”, disse, em nota.

A Prefeitura vem reclamando, nos últimos dias, de que recebeu menos doses do que esperava. O secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, chegou a dizer que estava “indignado” com isso, em coletiva de imprensa na última semana.

Já o governo estadual rebate às críticas dizendo que os cálculos atendem critérios técnicos e normas do Ministério da Saúde. O secretário Fábio Baccheretti falou sobre isso em coletiva de imprensa nesta terça (22):

“Não há distribuição de doses de forma aleatória no estado. Ela utiliza parâmetros claros, técnicos, carimbados pelo Ministério da Saúde. O estado quer todos andando juntos, todos terminarão juntos a vacinação. Conversei com secretários municipais de vários municípios, Betim, Contagem, Belo Horizonte, e todos entenderam o critério”, concluiu.

Até o momento, 1.019.775 moradores de Belo Horizonte receberam a primeira dose — ou 50% do público-alvo a se vacinar — e 414.605, a segunda.

Fonte: G1

COMPATILHAR: