A Prefeitura de Belo Horizonte ampliará a campanha de vacinação contra a Covid-19 para professores da educação infantil e reabrirá o cadastro para inoculação de pessoas com deficiência. Profissionais da educação começam a receber as doses nesta quarta-feira (26). 

“Também poderão se vacinar as pessoas em situação de rua acima de 18 anos completos até 30 de junho e as pessoas privadas de liberdade acima de 18 anos completos até 30 de junho. Os grupos serão vacinados, prioritariamente, com a AstraZeneca”, informa o Executivo em nota à imprensa. 

Confira o cronograma anunciado para os próximos dias:

  • Quarta-feira (26): trabalhadores da Educação Infantil (creche e pré-escola) de 59 a 41 anos; pessoas em situação de rua acima de 18 anos e pessoas privadas de liberdade acima de 18 anos;
  • Quinta-feira (27): trabalhadores da Educação Infantil de (creche e pré-escola) 40 a 18 anos; pessoas em situação de rua acima de 18 anos e pessoas privadas de liberdade acima de 18 anos.

“Nesta etapa estão contemplados todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas da Educação Infantil (creche e pré-escolas) de Belo Horizonte. A vacinação para este público, de cerca de 31 mil pessoas, será em postos fixos e extras, das 7h30 às 16h, e em pontos de drive-thru, das 8h às 16h”, explicou a Prefeitura.

O Executivo ressalta que trabalhadores da educação básica do “ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante e ensino de jovens adultos (EJA)” não serão contemplados nesta fase da vacinação. Sem mais detalhes, a orientação é de “acompanhar o cronograma” no portal da prefeitura. 

Estagiários, mesmo em trabalho presencial, não estão incluídos, devido à falta de “definição expressa no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNOV) da Covid-19 ou em documento complementar emitido pelo Ministério da Saúde”.

Para se vacinar, o público precisa seguir as seguintes orientações:

  • Ser trabalhador da Educação Infantil (creche ou pré-escola) em atividade em escolas públicas e privadas de Belo Horizonte;
  • Apresentar documento de identificação com foto;
  • Não ter recebido vacina contra a Covid-19;
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
  • Além das orientações acima citadas, o trabalhador precisa apresentar um documento que comprove a sua vinculação ativa com estabelecimento de Educação Infantil localizado em Belo Horizonte por meio da apresentação de:
  • Comprovante de pagamento (contracheque) emitido nos últimos 3 meses; ou
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou
  • Contrato de trabalho; ou
  • Declaração de vinculação ativa como trabalhador de Educação Infantil emitida pelo estabelecimento de ensino.

Pessoas em situação de rua acima de 18 anos

A prefeitura informou, também, que cerca de 8,5 mil pessoas com idade acima de 18 anos que estão em situação de rua serão vacinadas, desde que estejam incluídas no cadastro único. 

“A vacinação deste público será feita por equipes volantes em unidades de atendimento e acolhimento (abrigos), das 8h às 16h, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC)”, diz a nota. 

“As equipes do Consultório de Rua e do programa BH de Mãos dadas contra a AIDS, além das equipes de abordagem da SMASAC, serão responsáveis pela busca ativa dessa população, além da orientação sobre a importância da vacinação e direcionamentos dessas pessoas aos locais de vacinação”, continua. 

Pessoas privadas de liberdade acima de 18 anos

O contrário do previsto no Plano Nacional de Imunização, a prefeitura de Belo Horizonte decidiu vacinar pessoas encarceradas em menor quantidade, apesar de estarem, em teoria, “na frente” dos públicos anunciados pelo Executivo nas diretrizes do governo federal.  

“A vacinação para este público será iniciada pelo Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, com a imunização de cerca de 400 mulheres. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde serão direcionadas ao local”, informa. 

Como justificativa, o Executivo alegou: “É importante esclarecer que os públicos previstos no Plano Nacional de Imunização, assim como alguma fragmentação dentro deles, podem ser alterados dependendo do quantitativo de doses disponibilizadas à capital e das recomendações do Ministério da Saúde”. 

Cadastro para pessoas com deficiência

Na quinta-feira, também será aberto um cadastro para pessoa com deficiência que não são beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

Ao contrário de quem faz parte do programa, essas pessoas não foram ainda imunizadas contra a Covid-19. A prefeitura afirma que “o objetivo (do cadastro) é levantar o quantitativo do público para agilizar o processo de vacinação”.

O cadastro deverá ser realizado entre 27 de maio e 30 de maio, a partir das 8h do primeiro dia, e até às 23h59 do segundo.

Este grupo inclui pessoas com:

  • Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas.
  • Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo.
  • Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos.
  • Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.
  • Fonte: O Tempo Online

 

COMPATILHAR: