A capital mineira deve ter chuvas fortes, com raios e rajadas de ventos acima de 50 km/h e com volumes que devem ficar entre 150 e 200 milímetros, nos próximos cinco dias, segundo a Defesa Civil de BH.

Os moradores da cidade devem ficar atentos já que o volume é mais da metade do esperado para todo o mês de dezembro, cuja média climatológica é de 358,9 milímetros. 

Se a previsão se confirmar 2020 pode ser o ano mais chuvoso da capital mineira desde 1985. “Neste ano já temos 2.093 milímetros, só em janeiro, foram quase 1.000 milímetros. Se chegarmos a média histórica ou ultrapassarmos ela, como indica a previsão, 2020 será o ano mais chuvoso em Belo Horizonte, desde 1985, quando foram registrados 2.266 milímetros”, explica o meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia. 

Segundo ele, há uma frente fria atuando no Sudeste do Brasil junto com uma Zona de Convergência do Atlântico Sul. “Esse fenômeno é típico das estações Primavera e Verão e provoca volumes de chuvas bastante significativos”, explicou. Ainda de acordo com a previsão, a temperatura na capital mineira vai variar entre 16ºC e 23ºC até o próximo fim de semana. A umidade relativa do ar deve ficar em 60%. 

Para receber alertas de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos, os moradores da cidade devem encaminhar o CEP da rua onde mora para o número 40199 da Defesa Civil da cidade. O serviço é gratuito. 

Saiba como se precaver em caso de chuvas fortes:

– Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
– Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
– Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
– Atenção especial em áreas de encostas e morros.
– Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para a Cemig (116) ou Defesa Civil (199).
– Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
– Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Fonte: O Tempo Online

COMPATILHAR: