Belo Horizonte é a segunda colocada na 1ª edição do “Ranking das Capitais Brasileiras Amigas da Atividade Física”, elaborado pela revista “Saúde”, da editora Abril, em parceria com pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Na classificação, a cidade de São Paulo conquistou o primeiro lugar e Vitória, no Espírito Santo, o terceiro.

O trabalho levou em consideração o potencial para as atividades físicas. “O ranking possibilitará identificar as características que devem receber mais atenção por parte de gestores públicos e cidadãos para que as cidades ofereçam oportunidades para que todas as pessoas possam adotar a atividade física no seu dia a dia”, explicam os pesquisadores.

Para elaborar a classificação foi levada em consideração a arborização e iluminação das ruas, instalações esportivas, quantidade de ônibus, densidades populacional, residencial e comercial, pavimentação de vias públicas e calçadas, homicídios por armas de fogo, homicídios de mulheres, óbitos em acidentes de trânsito, atividade física de lazer e atividade física de deslocamento.

De acordo com secretário municipal de Esportes e Lazer (Smel), o desempenho atesta o acerto das políticas públicas implementadas em BH. “Entendemos que o investimento em esporte, atividades físicas e lazer gera reflexos positivos em outras áreas, sendo, portanto, estratégico e necessário para o bem estar social e a saúde coletiva”, afirma Elberto Furtado.

Principais programas da PBH 

Academia a Céu Aberto

Instalados em áreas públicas como praças, parques e canteiros, nas nove regionais da cidade, os conjuntos de aparelhos são utilizados por pessoas de várias faixas etárias. São mais de 400 academias. O público médio estimado é de 6512 frequentadores por dia.

Superar

O programa atende alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, com autismo e múltipla. As atividades são realizadas em três centros de referência e seis núcleos de atendimento. São oferecidas 16 modalidades aos alunos: atletismo, basquetebol, tênis de mesa, bocha regular e paralímpica, voleibol sentado, dança, futsal, goalball, judô, natação, patinação, rúgbi em cadeira de rodas, funcional e parataekwondo.

Em 2018, a meta de alcançar o número de 850 alunos foi superada e já são quase mil alunos atendidos mensalmente.

Vida ativa

O programa promove atividades físicas, de lazer e de socialização à população idosa. São mais de 40 núcleos regionalizados com a realização de aulas coletivas de ginásticas, jogos, brincadeiras e danças, bem como a cinco instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), com a realização de atividades físicas e recreativas adaptadas. O programa está em expansão e já atende a mais de três mil pessoas mensalmente.

Caminhar

Atende a um público de faixa etária variada, de crianças a idosos,  praticante regular de atividades físicas. Promove a atividade física e a conscientização sobre a importância para a saúde. Já em escolas municipais, a equipe do Caminhar desenvolve uma temática específica a cada ano.

Esporte Esperança

O programa tem o objetivo de promover a democratização do acesso ao esporte educacional às crianças e adolescentes, entre 3 e 17 anos, contribuindo para a formação esportiva, construção de valores éticos e melhoria da qualidade de vida. As ações são realizadas, prioritariamente, nas regiões de maior vulnerabilidade, cujas localizações coincidem, em sua maioria, com os territórios de abrangência dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). São mais de cinco mil atendidos a cada mês.

Esporte Para Todos

Neste programa, entidades esportivas ou recreativas da cidade, principalmente os clubes sociais, participam como parceiros de ações dos programas desenvolvidos pela Prefeitura de Belo Horizonte, como Superar, Esporte Esperança, Vida Ativa e outros. Oferecem tais serviços e, em contrapartida, recebem isenção de tributos municipais. Atualmente, são 19 parceiros da PBH e mais de 16 mil atendidos por mês.

BH é da Gente

Realizado aos domingos, promove a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer ao ar livre, bem como a convivência e a cidadania em vias e locais públicos, abrindo espaço para a ocupação urbana pela população e fomentando a apropriação do espaço público. Há dois locais atualmente – Savassi e Grajaú (avenida Silva Lobo).

Jogos Escolares de BH (JEBH)

Com o objetivo de valorizar a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos alunos-atletas, o JEBH é uma etapa seletiva para os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) e depois de 15 anos sem ser realizado, voltou a ser realizado pela PBH a partir de 2017. São 25 modalidades esportivas olímpicas, não-olímpicas e paralímpicas disputadas por alunos de escolas municipais, estaduais, privadas e de outras instituições de Belo Horizonte. Em 2018, reuniu 115 instituições inscritas, com a participação de mais de 6.000 (seis mil) estudantes-atletas.

Copa Centenário de Futebol Amador

Com sete categorias (infantil, juvenil, adulto A, adulto B, adulto C, feminino sub-17 e adulto feminino), a competição ocorre anualmente e tem o objetivo de fortalecer as associações esportivas amadoras na cidade, reafirmando o papel dessas no processo de inclusão e ascensão social para os seus praticantes, além de ofertar momentos de lazer às comunidades e proporcionar melhorias na qualidade de vida da população. Em 2018, o número superou 170 clubes e 4.000 atletas. Vale registrar que a PBH vem ampliando a participação feminina, com a criação, por exemplo, do sub-17 em 2018.

Copa dos Campeões de Futebol Amador 

O objetivo do torneio que ocorre a cada quatro anos  é fortalecer e apoiar as associações esportivas amadoras, promovendo a melhoria das condições de treinamento, com a distribuição de materiais esportivos às equipes inscritas. Em 2018, tem a participação de 24 equipes e 600 atletas.

Academia da Cidade 

São 77 academias distribuídas nas nove regionais de BH, em espaços como centros de saúde, praças e escolas municipais, onde há prática de atividade física ministrada por profissionais de educação física, com o objetivo de melhoria da qualidade de vida da população. As atividades são gratuitas e destinadas, preferencialmente, às pessoas acima de 18 anos.

 

 

Fonte: Hoje em Dia ||

COMPATILHAR: