De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, Minas Gerais terá vacinas suficientes no mês que vem para imunizar todos adolescentes, além de aplicar segundas e terceiras doses

Com o término da vacinação de adultos contra a Covid-19 previsto para 4 de setembro, Belo Horizonte só espera a chegada de doses da Pfizer para iniciar a imunização de adolescentes ainda no início do mês que vem – ainda que a prefeitura não informe oficialmente uma data.

Segundo estimativas da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com base no censo realizado em 2010, espera-se um público de 210 mil pessoas entre os 12 e 17 anos, assim distribuídas:

12 anos: cerca de 34 mil pessoas
13 anos: cerca de 34 mil pessoas
14 anos: cerca de 35 mil pessoas
15 anos: cerca de 36 mil pessoas
16 anos: cerca de 35 mil pessoas
17 anos: cerca de 36 mil pessoas

Nesta semana, a PBH iniciou o cadastro de adolescentes dessas faixas etárias com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes. O cadastro será encerrado no dia 2 de setembro, às 23h59, e pode ser feito somente no portal da prefeitura. A diretriz do Ministério da Saúde é para que a vacinação dos menores de 18 anos tenha início por esses grupos.

“O início da imunização será divulgado assim que o município receber as doses destinadas a esse grupo”, informou a PBH.  “A estratégia para a convocação e vacinação deste público será definida tão logo a Secretaria Municipal de Saúde tenha a quantidade de pessoas”, destacou.

Vacinas suficientes em MG

Em coletiva de imprensa realizada nessa quinta-feira (26), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacheretti, informou que a expectativa é que Minas receba cerca de 7 milhões de doses da Pfizer somente em setembro que, segundo ele, seriam suficientes para vacinar todos os adolescentes do Estado, com e sem comorbidades (cerca de 1,7 milhão), além de garantirem aplicação de segunda dose e de tornarem possível o inicio da campanha de reforço (terceira dose) para idosos e imunossuprimidos.

“A expectativa que nós temos de vacinas recebidas da Pfizer para setembro é suficiente para que todos os adolescentes tomem a sua vacina (em Minas Gerais) e também para que nós comecemos a fazer o reforço nos idosos”, declarou.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: