No período de 16 a 26 de outubro, os usuários da Biblioteca Ângela Vaz Leão, do UNIFOR-MG, serão convidados a responder um questionário, avaliando os serviços e produtos oferecidos. Este programa, o PABI (Programa de Avaliação dos Produtos e Serviços da Biblioteca) é desenvolvido, desde 2003, com o objetivo de avaliar o desempenho da biblioteca.
Segundo a coordenadora da biblioteca, Virgínia Alves Vaz, ?uma instituição de ensino deve ter como foco a socialização do saber, pois considera-se que o conhecimento é criado e disseminado no cenário universitário. Nesse contexto, a biblioteca universitária deve atuar como instrumento de socialização, fornecendo material para sua própria comunidade. Para atingir esse objetivo, a biblioteca precisa oferecer a informação em formatos diversos, facilitar o acesso e oferecer suporte tecnológico, a fim de agregar valor à informação disponibilizada?, afirmou a coordenadora. Virgínia disse, ainda, que, ?atualmente, o bibliotecário deve se antecipar às necessidades informacionais de seus usuários, além de oferecer acesso a documentos ou informações publicadas, em qualquer formato?.

PABI
O principal objetivo do PABI é buscar melhorias na qualidade dos serviços oferecidos pela biblioteca, ressaltar as necessidades e preferências dos usuários, além de detectar carências no acervo. O programa foi desenvolvido pela bibliotecária Aparecida de Fátima Castro Campos, que, após o período de avaliação, fará um levantamento estatístico dos resultados e o apresentará à coordenação da biblioteca.
Os gráficos dos resultados da pesquisa serão expostos, em um painel, na Praça de Alimentação 1 do UNIFOR-MG.

COMPATILHAR: