A bibliotecária Wanessa Antunes de Carvalho teve um artigo científico publicado na Revista Conexão Ciência, do Unifor, denominado ?Um olhar sobre competência Informacional em Biblioteca Escolar, o qual tem como objetivo salientar a necessidade de habilidades para a recuperação de informações pertinentes em ambientes escolares, tomando como instrumento, no processo de busca da informação, a competência informacional.
Atualmente, Wanessa Antunes é responsável pela coordenação da Biblioteca Pública Municipal Osório Garcia e pela Biblioteca Conceição Ferreira Nunes no Centro de Educação Profissional (Cecon). Formada em 2010 no curso de biblioteconomia pelo Centro Universitário e pós – graduada em biblioteconomia pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá.
Organizar, cuidar, adquirir, selecionar são verbos que fazem parte da rotina dos bibliotecários, mas que, no cenário atual somados a missão de transformar cidadãos em usuários responsáveis pela análise e interpretação de informações, têm sido motivo de estudos relacionados com competência informacional. Sendo assim porque não começar desde a educação básica, já que a mesma é o principio da formação da criança na vida escolar?, indagou Wanessa Antunes.
?Tornar os usuários de uma biblioteca escolar autônomos, críticos e seletivos nos procedimentos de recuperação de informações relevantes a suas necessidades pode ser uma tarefa fácil de ser concretizada, basta o bibliotecário auxiliar seus usuários a se deleitarem no mundo informacional?, disse a bibliotecária.

COMPATILHAR: