Um bloco de arenito calcífero com cerca de 700 quilos contendo fósseis de dinossauros datados entre 66 e 70 milhões de anos atrás foi encontrado às margens da rodovia BR-050, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

O material foi encontrado por uma empresa de mineração de calcário que atua no local.

A rocha foi transportada para o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP) com a ajuda de moradores do bairro de Peirópolis que conseguiram uma pá carregadeira para o transporte.

O próximo passo será fazer a preparação dos exemplares fósseis desse bloco e, em seguida, realizar a identificação, descrição e a catalogação.

De acordo com o técnico em Paleontologia de uma empresa de consultoria ambiental, Paulo Macedo, a expectativa é que o maior fóssil seja o fragmento de fêmur de um dinossauro carnívoro de grande porte atribuído à família dos Abelissauros. 

O abelissauro possuía um crânio grande e leve que poderia ultrapassar 80 centímetros de comprimento, possibilitando mover a cabeça com facilidade, isso aliado às pernas musculosas, o que o transformavam em um predador muito eficiente.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: