A Biblioteca Ângela Vaz Leão, do Unifor, em parceria com o Colégio de Aplicação e com o curso de biblioteconomia, lançou o Blog Leituras e Encontros, na semana passada, no Salão Nobre ?Eunézimo Lima?.
De acordo com a coordenadora da biblioteca, Virgínia Vaz,?A ideia do blog surgiu em conversa com as professoras de língua portuguesa Meirinha e Valéria, do Colégio de Aplicação, quando buscávamos propostas para incentivar a leitura dos alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Tradicional espaço de leitura e informação, a biblioteca hoje encontra forte concorrência no espaço virtual. Sabendo do prazer que os adolescentes têm em acessar as mídias sociais, pensou-se em utilizar uma dessas mídias para estimular a leitura e a escrita. O serviço online oferece possibilidade de acesso a qualquer hora e dia da semana, flexibilizando a sua utilização para o usuário. No espaço educacional, o blog é uma ótima oportunidade para estender o relacionamento com os alunos fora da sala de aula?, explicou
O projeto de criação do blog visa a oferecer suporte às atividades desenvolvidas em sala de aula pelas professoras de língua portuguesa, transformar o aluno/leitor em co-autor dos textos, levando-o também a criar, além de proporcionar atividades diferenciadas como estímulo ao hábito de ler.
Com o desenvolvimento desse projeto, busca-se abrir um espaço não convencional para a leitura/escrita de textos, uma experiência compartilhada como estratégia do ensinar e do aprender, valorizando a biblioteca e incentivando os alunos a utilizarem a internet e as mídias sociais de maneira ética, dentro dos limites de cidadania e responsabilidade social, finalizou a bibliotecária.
O Blog Leituras e Encontros pode ser acessado pelo endereço:
http://leituraseencontros.blogspot.com.

Comentários