O Banco Municipal de Alimentos (BMA) de Formiga captou e doou 11.096 quilos de alimentos por meio de ações de combate ao desperdício de alimentos, doações recebidas de parceiros, do Mesa Brasil SESC, colheita nas unidades do Projeto Horta Urbana, do Projeto Feira Solidária e também adquiridos de produtores familiares através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Foram entregues 250 cestas verdes (frutas, verduras, doce e máscaras) a famílias em situação de vulnerabilidade no Cras II – volante (Cedesc – Geraldo Veloso) e 24 a idosos acompanhados pelo Centro de Convivência do Idoso.

Receberam doações as seguintes entidades/equipamentos públicos: Casa de Apoio em BH, Casa da Criança e do Adolescente, Residência Inclusiva, Associação Mão Amiga, Santa Casa, Associação de Capoeira Caminhos de Luanda, Asilo São Francisco, Casa Divina Misericórdia, Comunidade Terapêutica NARCC, Centro Espírita Amigos de Jesus, Asadef, Associação Futebol Solidário, Creas, Associação dos Moradores do Alto da Praia, Bancos de Alimentos de Nova Serrana e BH, Mesa Brasil Sesc e Grupo de Ação Social Padre Clemente.

Visitas

Na terça-feira passada (16) o coordenador do BMA, Anuar Teodoro esteve na cidade de Passos, à convite da prefeitura local para apresentar o trabalho e os projetos desenvolvidos pelo equipamento, uma vez que existe a intenção de criar um Banco de Alimentos em Passos.

Participaram da reunião o secretário municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento Sebastião Domingos, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Tatiana Capute, a diretora de Trabalho e Renda Sílvia Helena, o extensionista da Emater-MG Paulo César além de representantes de entidades e produtores rurais. Na oportunidade recebemos da Prefeitura de Passos, a doação de duas mil máscaras.

Na quarta-feira (17) o BMA recebeu a visita da vice-prefeita da cidade de Bom Despacho Juliana Jaber, do coordenador de Agronegócios Leanderson Araújo, do gerente de Proteção Social Especial Anísio Silva, da gerente de Vigilância Social e Monitoramento Paula Couto e da consultora Gabriela Freitas.

Os visitantes foram recebidos pela vice-prefeita de Formiga Adriana Prado, que junto com o coordenador do BMA, Anuar Teodoro apresentou o equipamento e os projetos desenvolvidos, uma vez que em breve pretendem implantar um Banco de Alimentos em seu município.

O Banco de Alimentos de Formiga é referência em todo país, sendo um equipamento público que tem como missão o combate à fome e ao desperdício de alimentos, desenvolvendo ações que garantam a Segurança Alimentar e Nutricional no município.

Projeto de valorização do queijo

Dando sequência ao projeto de fortalecimento e valorização do queijo produzido em Formiga, na quinta-feira (18) foi realizada uma reunião para apresentação e discussão do Plano de Trabalho do projeto, que agora já possui um nome oficial: Queijo de Formiga, sabor e tradição colonial. Participaram da reunião a coordenadora regional de Bem-Estar Social da Emater-MG Andréia Ferreira, a equipe da Emater-MG no município (Lúcia, Mozair e Raul) e a equipe do Setor de Políticas Rurais (Natália, Lílian, Eduardo e Anuar).

Fonte: Decom

 

 

COMPATILHAR: