Os municípios do Centro-Oeste de Minas Gerais não registraram novas mortes por dengue, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), nesta quinta-feira (5). De acordo com o portal G1, a região permanece com 16 óbitos em 2019.
As alterações informadas no boletim mostram pequenas alterações nos números referentes aos casos prováveis da doença. No levantamento, Divinópolis teve 4.131 casos prováveis de dengue, oito a mais que o último boletim. Outra alteração ocorreu em Pará de Minas, onde sete casos foram descartados. No atual boletim são 2.620 casos prováveis e no anterior eram 2.627 casos.
Mortes na região
São 16 óbitos confirmados na região em 2019: Arcos (duas), Carmo do Cajuru (uma), Divinópolis (três), Lagoa da Prata (duas), Luz (uma), Martinho Campos (duas), Nova Serrana (uma), Pará de Minas (uma), Pitangui (uma) e São Gonçalo do Pará (duas).
Em Divinópolis, as vítimas são uma menina de 11 anos e dois idosos de 69 e 77 anos. Em Nova Serrana, a vítima foi uma jovem de 27 anos que morreu no dia 20 de abril.
Em Luz, a Secretaria de Saúde informou que a data da notificação da doença foi realizada no dia 10 de abril. Segundo a secretaria, o paciente era um idoso de 72 anos que morreu no dia 14 de abril e tinha dado entrada no hospital no dia 13.
Casos de dengue
A região Centro-Oeste de Minas segue com 37 cidades com a taxa de incidência muito alta da doença, que considera não apenas o número absoluto de casos prováveis (entre suspeitos e sob investigação), mas também a proporcionalidade dos casos em relação ao tamanho da população de um determinado município.
Confira abaixo as cidades com a taxa de incidência muito alta de dengue e a quantidade de casos, que foram atualizados na segunda-feira (2).
Casos prováveis de dengue na região – Incidência Muita Alta
| Cidade | Número de casos |
| Araújos | 139 |
| Arcos | 3.491 |
| Bambuí | 200 |
| Campo Belo | 443 |
| Candeias | 233 |
| Carmo do Cajuru | 292 |
| Carmópolis de Minas | 409 |
| Conceição do Pará | 91 |
| Cristais | 664 |
| Divinópolis | 4.131 |
| Estrela do Indaiá | 82 |
| Formiga | 1.298 |
| Igaratinga | 195 |
| Iguatama | 221 |
| Itaguara | 313 |
| Itapecerica | 151 |
| Itatiaiuçu | 633 |
| Itaúna | 731 |
| Japaraíba | 113 |
| Lagoa da Prata | 1.302 |
| Leandro Ferreira | 68 |
| Luz | 574 |
| Martinho Campos | 836 |
| Nova Serrana | 4.484 |
| Onça do Pitangui | 41 |
| Pains | 134 |
| Pará de Minas | 2.627 |
| Pedra do Indaiá | 21 |
| Perdigão | 376 |
| Pimenta | 293 |
| Piracema | 80 |
| Pitangui | 433 |
| Santo Antônio do Amparo | 103 |
| Santo Antônio do Monte | 203 |
| São Gonçalo do Pará | 485 |
| São José da Varginha | 75 |
| São Sebastião do Oeste | 54 |
Fonte: SES-MG
Chikungunya
Conceição do Pará, Oliveira e São José da Varginha apresentaram um caso cada no último boletim, no levantamento desta segunda. Pará de Minas também descartou um caso de chikungunya.
Foram registrados 2.793 casos prováveis da doença em 2019, desse total, 54 gestantes, sendo 12 com confirmação laboratorial até o momento. Em 2019, uma morte foi confirmada pela doença em Patos de Minas até o momento; um óbito está em investigação.
Casos prováveis de chikungunya na região
| Cidade | Número de casos |
| Aguanil | 1 |
| Araújos | 2 |
| Arcos | 1 |
| Bambuí | 1 |
| Bom Despacho | 2 |
| Campo Belo | 5 |
| Candeias | 3 |
| Carmo do Cajuru | 2 |
| Carmópolis de Minas | 1 |
| Córrego Fundo | 1 |
| Divinópolis | 2 |
| Dores do Indaiá | 2 |
| Itaguara | 2 |
| Itatiaiuçu | 6 |
| Itaúna | 3 |
| Japaraíba | 1 |
| Lagoa da Prata | 2 |
| Luz | 1 |
| Martinho Campos | 1 |
| Nova Serrana | 13 |
| Pains | 1 |
| Pará de Minas | 11 |
| Perdigão | 4 |
| Pitangui | 2 |
| Santo Antônio do Monte | 2 |
Fonte: SES-MG
Zika
No boletim desta semana, Santo Antônio do Monte aparece com um registro a mais, sendo agora três casos prováveis.
Casos prováveis de zika na região
| Cidade | Número de casos |
| Araújos | 4 |
| Campo Belo | 2 |
| Cláudio | 1 |
| Itatiaiuçu | 1 |
| Leandro Ferreira | 1 |
| Luz | 1 |
| Martinho Campos | 8 |
| Nova Serrana | 4 |
| Pará de Minas | 6 |
| Perdigão | 1 |
| Santo Antônio do Monte | 3 |
Fonte: SES-MG
Mortes no Estado
Minas Gerais registrou 484.779 casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de dengue, e segue com 153 óbitos em 47 municípios, sendo 94 em investigação.
O estado está em situação de alerta para esse aumento no número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes (dengue, chikungunya e zika).
Fonte: G1 ||







