O ministro da Defesa da Bolívia, Javier Zavaleta, informou nessa quarta-feira (28) que mais de 85% do incêndio florestal que destruiu 12 mil quilômetros quadrados foi controlado. O trabalho de combate às chamas, porém, continua com a participação de dois helicópteros enviados pelo Peru.

“Mais de 85% dos focos de calor foram extintos em quase oito dias de operação, portanto, o fogo está definitivamente recuando”, disse Zavaleta à imprensa.

Os últimos focos concentram-se na área da região de Chiquitanía (leste, no departamento de Santa Cruz), entre as cidades de Concepción e San Ignacio de Velasco, relatou.

Evo Morales joga água em floresta queimada, em agosto de 2019 — Foto: Dvulgação Bolívia/Reuters

Há 15 dias, a Bolívia registrava cerca de oito mil focos de incêndio. Hoje, esse número caiu para 162, afirmou o presidente Evo Morales.

Aeronaves de combate a incêndio

Morales está San Ignacio de Velasco, uma das regiões onde o fogo persiste e que deve receber dois helicópteros da Força Aérea do Peru, que chegaram para apoiar as tarefas do avião-tanque de combate a incêndios SuperTanker, que opera desde a última sexta-feira.

Avião tanque Supertanker é visto em ação de combate a incêndio perto de Robore, na região de Santa Cruz, na Bolívia, na sexta-feira (23) — Foto: STR/AFP

Cada um dos helicópteros peruanos MI-171SH, com sistema Bambi Bucket, pode armazenar até 3,5 mil litros de água, enquanto o SuperTanker tem uma capacidade para 75 mil litros.

Com a redução dos focos de incêndio, Morales pediu pelo do Twitter “aos jovens ambientalistas, pecuaristas e organizações sociais para implementar um plano de recuperação a favor dos habitantes das áreas afetadas”.

 

Fonte: G1 ||
COMPATILHAR: