O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (21) que o Governo Federal irá anunciar um auxílio para caminhoneiros autônomos. Segundo ele, os detalhes serão informados nos próximos dias. A declaração de Bolsonaro foi dada evento de inauguração de obras do ramal do Agreste, em Sertânia (PE).

“Decidimos então (criar o auxílio). Os números serão apresentados nos próximos dias. Nós vamos atender aos caminhoneiros autônomos. Em torno de 750 mil caminhoneiros receberão uma ajuda para compensar o aumento do diesel. Fazemos isso porque é através deles que as mercadorias, os alimentos, chegam ao quatro cantos do país. São momentos difíceis, mas não deixaremos ninguém para trás”, disse o presidente no palanque.

O presidente fez o anúncio após dissertar sobre os altos preços dos combustíveis, que atribui à pandemia e ao mercado internacional.

“As consequências do fica em casa, estamos pagando um preço alto. Com inflação em alimentos, preço de combustíveis e gás de cozinha. O mundo também vem sofrendo com isso. De forma mais grave do que nós. No Reino Unido, a inflação no gás chegou a 300% em dois meses. Na Europa como um todo, chega-se a 200%. O preço do combustível lá fora está o dobro do Brasil. Sabemos que aqui é um outro país. Mas grande parte do que consumimos em combustível, ou melhor, uma parte considerável, nós importamos e temos que pagar o preço deles lá de fora”, disse.

A declaração de Bolsonaro se dá no momento em que aumentam as tensões com caminhoneiros em algumas regiões do país. Em Minas e outros Estados, tanqueiros anunciaram uma paralisação a partir de hoje.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: