Até esta terça-feira (29), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 547.759 pedidos de registro de candidaturas para as eleições municipais de 2020. Entre esses milhares de nomes, sempre aparecem aqueles que chamam a atenção, seja pela “bizarrice” ou por levar o nome de alguém famoso.

O portal O Tempo levantou que Bolsonaro, por exemplo, sobrenome do presidente da República, aparece em pelo menos 103 candidatos a vereador ou prefeito no país, incluindo aqueles que realmente têm esse nome. João Bolsonaro, Neto Bolsonaro, Gil do Bolsonaro, Adão Bolsonaro e Gargamelbolsonaro são alguns deles – em Belo Horizonte, há o Decinho Bolsonaro do Barreiro (PP).

Claro que a maioria realmente faz alusão ao mais famoso dos “Bolsonaros”, porém, há dois políticos que realmente são da família presidencial.

Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho de Jair, concorre à reeleição na Câmara Municipal do Rio de Janeiro – em 2020, ele busca seu sexto mandato no Legislativo. Curiosamente, sua mãe e ex-mulher de seu pai, Rogéria Bolsonaro, concorre ao mesmo cargo pelo mesmo partido.

Um outro nome que aparece entre os candidatos é o de Lula, alguns deles fazendo referência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – são pelo menos 118 aparições. Lula Federal, Lula de Araraquara, Lula Brasil, Lula JK, Thamara Lula da Silva, Lula do Lixo e Jane da Vigilia Lula Livre são alguns.

Distante de nós, o sobrenome do presidente norte-americano, Donald Trump, aparece em apenas três ocasiões, mas uma delas chama bastante atenção: é o caso do candidato a vereador de Brusque-SC, Donald Trump Bolsonaro, do PSL. Seu nome real é João Sá Teles Santana.

Também há o Ronaldo de Oliveira, do Patriota, candidato a vereador de Ribeirão Preto-SP. Seu nome de campanha é Ronald Trump.

Fonte: O Tempo Online

COMPATILHAR: