O Brasil é o último país das 20 maiores economias do mundo a aderir ao Cadastro Positivo, de acordo com o presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro. Deixar o atraso para trás vai dar ao consumidor brasileiro, que é um bom pagador, um desconto que poderá chegar a até 20% de abatimento na taxa de juros no financiamento do carro, por exemplo. O cálculo é do diretor de negócios da Omni, empresa que financia veículos usados com mais de dez anos de uso, Tadeu Silva.
Tomando como exemplo um financiamento de um veículo do ano 2000, no valor de R$ 10 mil, com 36 meses para pagar, Tadeu Silva disse que ao final do período do contrato o abatimento será de R$ 1.152. Para se ter uma ideia da economia, esse valor significa que o cliente terá, em média, um desconto equivalente a três anos de IPVA do carro financiado, comparou.
O Cadastro Positivo é um banco de dados que registra a pontualidade no pagamento das contas do consumidor – crediários, financiamentos, água, luz, telefone e outras contas, como a escola, por exemplo. As empresas vão passar a considerar as contas pagas em dia quando forem avaliar uma compra a prazo, um empréstimo ou um financiamento.
Do lado do consumidor, ele será avaliado de maneira individual e mais completa diminuindo a burocracia das consultas e facilitando a negociação de melhores condições comerciais. O Cadastro Positivo foi criado no Brasil, depois da aprovação da Lei 12.414/2011.
O gerente jurídico da Boa Vista Serviços, outra grande gestora de cadastro de proteção ao crédito, Fernando Sacco, disse que está trabalhando no fechamento de contratos com empresas interessadas do Brasil inteiro. São bancos e empresas do comércio varejista basicamente concedentes do crédito em geral, disse o gerente da Boa Vista.
Fernando Sacco contou que em países onde o Cadastro Positivo foi implantado houve um grande aumento das classes mais baixas com acesso ao crédito e aumento dos percentuais de aprovação das instituições financeiras, redução de inadimplência e de taxas operadas.
Ricardo Loureiro lembrou que o Cadastro Positivo já foi aprovado há quase seis meses. As empresas estão aderindo, mas existem demandas operacionais que as empresas têm que se aparelhar, explicou Loureiro. A Serasa Experian tem recebido 1.700 pedidos de adesão voluntária por dia de consumidores ao Cadastro Positivo.

COMPATILHAR: