O chefe da operação de resgate das vítimas afetadas pelo deslizamento em Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo, confirmou três novos óbitos no início da tarde desta segunda-feira (31), totalizando 24 mortes decorrentes das fortes chuvas que atingem o estado, sendo oito apenas no município.

Segundo informações preliminares da equipe de saúde do município, entre as vítimas estão quatro homens e uma mulher. São eles Diego dos Santos; Cleber Bonfim, de 37 anos; Anderson da Costa, 26 anos; Amanda Sales, 25 anos; e Vinicius, 13 anos. Outras três pessoas que morreram seguiam sem identificação .

Das 24 vítimas em todo o estado, ao menos dez são menores de idade – sendo oito crianças e dois adolescentes. Uma das crianças é um bebê com apenas três meses, que chegou a ser socorrido após um desabamento em Itapevi. A mãe dele, de 27, foi resgatada e está no Hospital Geral de Itapevi.

A Defesa Civil do estado contabiliza 660 famílias desabrigadas (precisaram sair de casa e estão em abrigos) ou desalojadas (estão em casas de parentes).

Os temporais também causaram deslizamentos de terra, transbordamento de rios e alagamentos. O governador João Doria anunciou a liberação de R$ 15 milhões para as cidades afetadas. Segundo o governo paulista, cerca de 500 pessoas estão desalojadas em 11 cidades do estado.

Na manhã desta segunda, a chuva persiste na capital paulista, mas segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), às 9h20 não havia pontos de alagamento. O trânsito também está dentro da média para o horário.

A situação até o momento, segundo informações do governo de São Paulo e da Defesa Civil:

  • Em Várzea Paulista, no interior de São Paulo, cinco pessoas da mesma família morreram após a casa em que moravam ser atingida por um desmoronamento. As vítimas são um casal, um bebê de um ano e duas crianças, uma de 10 e outra de 12 anos;
  • Em Embu das Artes, na Grande São Paulo, três pessoas, também de uma mesma família, morreram após uma casa ser atingida por um deslizamento de terra na madrugada deste domingo. As vítimas são a mãe e dois filhos — uma menina de quatro anos e um rapaz de 21 anos. Quatro pessoas conseguiram escapar;
  • Em Osasco, o desabamento de uma casa deixou uma pessoa ferida;
  • Em Itapevi, um deslizamento matou um bebê de três meses. Bombeiros resgataram a mãe de 27 anos, que está no Hospital Geral de Itapevi;
  • Em Jaú, no interior de São Paulo, um homem de 61 anos morreu afogado após ter a casa invadida pela chuva;
  • Em Arujá, na Grande São Paulo, um homem de 59 anos morreu depois que seu carro ficou submerso;
  • Em Ribeirão Preto, na noite de sexta-feira (28), um homem de 57 anos morreu após ser arrastado pela enxurrada;
  • Quatro pessoas morreram em Francisco Morato, sendo três crianças e um adolescente;
  • Oito pessoas morreram em Franco da Rocha; há ainda feridos e desaparecidos;

Na manhã desta segunda, o prefeito de Franco da Rocha, Nivaldo Santos (PTB), afirmou que ainda não é possível saber exatamente o número de pessoas desaparecidas. “A gente trabalha com mais de 10 desaparecidos, mas não é um número ainda confirmado”, disse o prefeito.

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional lamentou “as vidas perdidas” e se disse “à disposição” para ajudar. Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, o coronel Alexandre Lucas visitará São Paulo nesta segunda-feira (31).

Fonte: g1

COMPATILHAR: