Quem reside próximo ao rio São João em Pará de Minas, no Centro-Oeste de Minas Gerais, deve deixar o seu imóvel o quanto antes. O alerta foi feito pela prefeitura da cidade que explica que a barragem da usina hidrelétrica Santanense pode se romper a qualquer momento neste domingo (9).

Se ela se romper, de acordo com o Corpo de Bombeiros, pode atingir a zona rural em apenas 20 minutos. “A população da área rural de Pitangui, Onça de Pitangui e Pará de Minas, que vive abaixo da barragem, deve deixar a área imediatamente”, destacou a corporação que explica que a área urbana da cidade não corre o risco de ser atingida.

Caso ocorra o rompimento, os povoados Bom Jardim, São João, Brumado e a parte baixa do Casquilho e Velho do Taipa serão afetados.  

Segundo o prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz (PSD), o volume de água das chuvas fez com que a usina transbordasse. “O problema e o agravante é que ela também estava cheia de aguapé. Obviamente sofreu uma sobrecarga junto ao seu sistema. E todo o cuidado agora é pouco. Ela está desativada, não está girando. Mas todo mundo que fica abaixo da barragem passa realmente por um momento delicadíssimo, pois o Rio São João transbordou”, destacou.

Conforme Diniz, a prefeitura atua agora na evacuação de moradores, “pois o volume de água e do rio São João literalmente triplicou nesse ponto”. “Se porventura houver uma ruptura da barragem, o volume é muito expressivo e o estrago pode ser muito maior. Nós vamos então trabalhar para que a gente retire essas pessoas, pois todo o percurso do rio São João ele está aí comprometido”, continua.

Quem estiver às margens do Rio São João ou na região de encontro com o Paciência devem tirar pertences básicos, como documentos, e seguir para pontos de apoio ou para casas de familiares em lugares mais altos.

O prefeito orienta atenção quando a estrada que dá acesso ao Carioca devido a pontos com cratera e erosão. “Qualquer um que estiver vindo pra esse local pra dar um suporte, seja o que for, ou até mesmo sair aqui de Carioca: atenção redobrada”.

Ponto de apoio

Diniz destaca ainda que a comunidade de Carioca está segura e que o ponto de apoio é no local. A Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e o Anjos do Asfalto, além de equipes de ação social e Saúde estão empenhados nesta operação.

“Conseguimos ao lado da igreja um espaço para receber as pessoas e a equipe da ação social ônibus para buscar moradores em casa e oferecer abrigo para quem não tem onde ir. Ainda é momento de alerta total”, alerta.

Igaratinga e Itaúna

De acordo com o prefeito de Pará de Minas, as barragens dos Britos, na cidade de Igaratinga, e de Benfica, em Itaúna, devem ter atenção. “Elas também precisam diminuir o volume de água que está sendo direcionado ao rio São João, pois todo esse volume que está vindo de Itaúna ancora aqui também em Carioca”, explica.

“Então esse cuidado que nós precisamos de verificar se o volume dessas outras barragens está aumentando ou diminuindo, pois elas vão gerar um reflexo dominó aqui na Usina do Carioca”, conclui.

Fonte: Rádio Itatiaia

COMPATILHAR: