O Corpo de Bombeiros que atua no combate ao fogo no Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, desde a madrugada dessa terça-feira (18), informou a estimativa inicial da área queimada: cerca de 13 mil hectares de vegetação nativa já foram consumidos.

A área atingida já equivale a mais de 18 mil campos de futebol. O fogo começou no sábado (15) e desde então, brigadistas da região e de outras unidades de conservação do país estão no local. Para o chefe do Parque, Carlos Henrique Bernardes, o incêndio pode ter sido provocado intencionalmente e de forma criminosa.

Os militares chegaram à Serra da Canastra nesta terça para dar apoio no combate às chamas. Segundo a corporação, seis militares se uniram aos 30 brigadistas da região, Serra do Cipó e Parque Nacional do Caparaó, que combatem o incêndio desde sábado.

Segundo o comandante das operações na Canastra e capitão dos bombeiros, Augusto Pereira, um mapeamento de prioridade no combate foi traçado durante o dia na região.

“Estamos com nove bombeiros em campo em conjunto com os brigadistas, totalizando 36 colaboradores no combate. Observamos no sobrevoo locais de prioridade como um conhecido como Jacó e o Vale dos Cândidos. As equipes combatem o incêndio no local com apoio de uma aeronave que atua no transporte de colaboradores, embarque, desembarque e lançamento de água”, detalhou o capitão Augusto Pereira.

O capitão destacou que as chamas nos locais conhecidos como Jacó e Vale dos Cândidos, ameaça evoluir para uma área com grandes chances de propagação rápida do fogo.

“O local foi mapeado como prioridade, pois se o fogo ultrapassar o limite de um riacho, onde as chamas estão se direcionando, poderá atingir uma outra área onde o incêndio vai se propagar com uma velocidade bem maior e assim dificultar o combate”, especificou.

Os militares montaram um posto de comando na Portaria II do Parque Nacional, que fica no Distrito de São João Batista da Canastra, onde começaram as chamas.

Incêndio

O incêndio atinge o Parque Nacional Serra da Canastra, na região de São Roque de Minas, desde sábado (15). Segundo o chefe do local, Carlos Henrique Bernardes, o incêndio pode ter sido provocado intencionalmente e de forma criminosa. No entanto, o fato ainda será investigado.

Por conta da pandemia de Covid-19, o Parque Nacional da Serra da Canastra segue fechado e sem acesso permitido desde março.

Início das chamas

Para Carlos Henrique, o fogo pode ter sido colocado na região intencionalmente, pois o mesmo teve início no meio da unidade e não em propriedades privadas adjacentes.

“Suspeitamos que alguém deliberadamente entrou no parque fechado e colocou fogo intencionalmente”, afirmou.

Fonte: G1

COMPATILHAR: