A atuação do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em Moçambique, país atingido pelo ciclone Idai, completa cinco dias nesta sexta-feira (5). De acordo com informações enviadas pela missão no país africano, considerando os recursos locais e a magnitude da destruição, os relatos de ajuda humanitária são surpreendentes.

Além da devastação na cidade portuária de Beira, o ciclone causou estragos no interior do país e em Zimbábue e Malaui principalmente por causa das enchentes. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 146 mil pessoas desabrigadas apenas em Moçambique.

Na quarta-feira (4), uma equipe comandada pelo capitão Leonard Farah trabalhou em uma frente para liberação de estradas (veja vídeo abaixo). De acordo com a corporação a tarefa é extremamente importante no local, pois o helicóptero transporta pouca carga em uma viagem e tem sido usada para transportar comidas e remédios. O transporte de carga pesada continua tendo que ser feito pelas rodovias com impedimentos.

A liberação de estradas também facilita o transporte de doentes para tratamento em cidades maiores. Um exemplo dado pelos militares é de uma mulher grávida foi obrigada atravessar um rio a pé, já que grande parte das pontes região foram destruídas.

Nesta quinta-feira (4), a missão também fez um voo de reconhecimento na região de Nhamatanda. Durante o sobrevoo, os bombeiros avaliaram a necessidade de construção de pontes provisórias para motos, carros e viaturas com mantimentos.

 

Fonte: G1||https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/04/05/bombeiros-de-minas-liberam-estradas-e-montam-tendas-para-atingidos-por-ciclone-em-mocambique.ghtml

COMPATILHAR: