O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, para o enfrentamento ao período chuvoso, trabalha de forma preventiva através do incentivo ao treinamento e capacitação de toda a tropa. Além de diversas vistorias e mapeamento de áreas de risco.

Com isso, neste mês de dezembro, diversos simulados ocorrem em todo o estado.

Na noite de sexta (18), no município de Pará de Minas, foi realizado um simulado organizado pela Segunda Companhia do Décimo Batalhão de Bombeiros Militar.

O tema da atividade foi o soterramento de duas vítimas adultas (manequins) em virtude de um deslizamento de terra proveniente de um talude.

O CBMMG foi acionado para fazer o salvamento e resgate das vítimas. No local, foram delimitadas as áreas de trabalho, bem como estabelecido o SCO que é uma importante ferramenta para o gerenciamento das operações.

As equipes foram acionadas e se deslocaram, e as vítimas foram localizadas e resgatadas em 43 minutos. Toda a atividade, incluindo a desmobilização, durou cerca duas horas e meia.

O simulado contou com a participação de vários órgãos e empresas, o que demonstra integração entre as diversas agências.

Dentre as agências participantes: a Polícia Militar, Prefeitura de Pará de Minas com secretários e Departamento de Trânsito , COMPDEC, Samu, Águas de Pará de Minas, Eletrocamp, Siderúrgica Alterosa, Supermercado Panelão, CDL de Pará de Minas e a toda a imprensa.

O evento contou com a presença de várias autoridades como o Coronel Comandante do 1° COB, Coronel Sérgio José Ferreira, do Senhor Prefeito Municipal, Elias Diniz , da Major  Comandante do 10° BBM, Major Amanda Cristina Miranda, do Major BM Kleber, chefe da divisão operacional do 1° COB, de oficiais do 1° COB e 10°BBM , do Sub Comandante da 19° Cia Ind da Polícia Militar, Capitão PM Tafuri, do Secretário de Obras de Pará de Minas, José Cornélio, da COMPDEC de Pará de Minas, Arthur, dentre demais autoridades do município e representantes das agências.

A atividade teve boa repercussão e atingiu aos objetivos propostos no planejamento de modo a capacitar a tropa para o atendimento de ocorrências dessa natureza.

Fonte: Corpo de Bombeiros

COMPATILHAR: