As tarifas de pedágio em quatro praças da BR-262, em Minas Gerais, terão aumentos entre 33% e 46% para carros de passeio a partir do dia 21 de março. Os reajustes valerão para as praças de Campos Altos e Perdizes, no Alto Paranaíba, além de Luz, no Centro-Oeste, e Florestal, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Veja a tabela de valores atualizada mais abaixo.

A mudança foi publicada no Diário Oficial da União em 7 de março e ocorre junto à transição de concessão da rodovia. A administração passará da Triunfo Concebra para a Way-262, empresa criada pelo grupo vencedor do leilão realizado em outubro de 2023.

Os carros de passeio, a partir do dia 21, pagarão, em Perdizes, R$ 10,30 — um aumento de 37% em relação ao valor anterior, de R$ 7,50. Quem passar por Campos Altos, por sua vez, será cobrado o valor de R$ 10, um aumento de 33% em relação ao anterior, de também R$ 7,50. Por último, e com o maior aumento, está Luz, que passa de R$ 7,10 para R$ 10,40, um acréscimo de 46%.

Novos valores do pedágio no Alto Paranaíba e Centro-Oeste de MG:

  • Perdizes: de R$ 7,50 para R$ 10,30 (+37%)
  • Campos Altos: de R$ 7,50 para R$ 10 (+33%)
  • Luz: de R$ 7,10 para R$ 10,40 (+46%)

O novo contrato de concessão da Way-262 terá duração de 30 anos e abrangerá 438,9 km da BR-262. O trecho concedido começa no entroncamento com a BR-381, em Betim, e vai até Uberaba, no km 799, onde se liga à BR-050.

 

BR-262: novas tarifas de pedágio a partir de 21 de março

Foto: ANTT/Way-262

 

Relembre

O Consórcio Rotas do Brasil S.A., formado pela gestora de investimentos Kinea e o Grupo Way Brasil, ganhou o leilão da rodovia BR-262 em 31 de outubro de 2024, formando-se então a Way-262.

Segundo a ANTT, entre os investimentos previstos em contrato estão:

  • 44,3 km de duplicação;
  • 168,87 km de faixas adicionais;
  • 3,63 km de vias marginais;
  • 1 Ponto de Parada e Descanso (PPD);
  • 17 passarelas de pedestres;
  • 100 pontos de ônibus;
  • 3 passagens de fauna.

A chamada “Rota do Zebu” é uma das mais importantes por ligar o estado de Minas Gerais de uma ponta a outra. Ainda conforme a agência, o trecho é um importante corredor logístico agropecuário do país e a previsão é de que a concessão promova o desenvolvimento da atividade no país, influenciando no escoamento da produção, além de reduzir o custo de frete para os caminhoneiros.

 

Fonte: Julia Barduco – G1 Triângulo

 

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