A presidente Dilma Rousseff mal desembarcou na China e um acordo já foi anunciado. O Brasil começará a exportar carne suína para China neste ano após a visita da presidente Dilma, informou nesta segunda-feira (11) Marco Túlio Cabral, primeiro-secretário da embaixada brasileira na China. Cabral, que discursava em um fórum, não forneceu um prazo específico.
Dilma chegou ao país no final da noite deste domingo (10), no horário de Brasília. A perspectiva é de que a visita seja fundamental para definir o rumo das relações econômicas entre o Brasil e a China nos próximos anos, já que cerca de 20 acordos comerciais devem ser negociados na viagem.
Marco Túlio também afirmou que o Brasil negociou com o governo chinês por um longo tempo sobre a questão dos embarques de carne suína, mas não entrou em detalhes. A China é o maior consumidor do produto no mundo, sendo responsável por metade da demanda. No entanto, quase todo o consumo de 50 milhões de toneladas é suprido pela produção local.
Ainda assim, o país asiático deverá importar cerca de 480 mil toneladas durante este ano, segundo previsão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que estima alta de quase 15% frente ao ano passado. As informações são da Dow Jones.

COMPATILHAR: