O Brasil é o quinto país com o maior número de downloads ilegais de arquivos de música na internet, segundo uma pesquisa feita pelo serviço de monitoramento musical Musicmetric.
O levantamento, batizado de Index de Música Digital, analisou a localização e o volume de downloads de músicas por Torrent – o método mais comum usado para baixar arquivos digitais – durante os seis primeiros meses de 2012.
Em primeiro lugar na lista, aparecem os Estados Unidos, com mais de 96 milhões de downloads. A Grã-Bretanha é a segunda colocada, com 43 milhões, enquanto o Brasil é o quinto, com mais de 19 milhões de downloads, atrás da Itália e do Canadá.
Em todo o mundo, mais de 3 bilhões de músicas foram baixadas a computadores usando Torrent – protocolo que permite que pedaços do arquivo sejam baixados de forma compartilhada e aleatória, sendo reconstituídos no final do processo – durante o período coberto pela pesquisa.
A organização prevê ainda que até 2015, o Brasil ultrapasse a Grã-Bretanha e chegue ao segundo lugar mundial na pirataria de arquivos digitais de música. No entanto, a Musicmetric afirma que isso não é necessariamente ruim.
O crescimento dos downloads no Brasil mostra que as pessoas estão interessadas nisso. O fato de que 19 milhões músicas são baixadas ilegalmente não quer dizer que as pessoas não comprariam essas músicas?.
O que vimos pelo mundo é que onde existe a presença de lojas de música online como iTunes e Spotify, o número de downloads cresce menos. As evidências mostram que as pessoas usarão as alternativas legais que são oferecidas a elas, declarou a organização.
Mais baixado
O disco mais baixado do mundo de acordo com a pesquisa, é Talk that talk, da cantora americana Rihanna. O álbum foi baixado mais de 1,2 milhão de vezes. As cantoras Adele e Goyte também estão entre as cinco mais populares.
Quem também tem destaque é o DJ americano Billy Van, que é o mais baixado em cinco dos 20 primeiros países da lista – incluindo Brasil, Índia, Romênia e Grécia.
Um dos motivos pelos quais o fenômeno pode ser explicado, de acordo com a própria Musicmetric, é o fato de o EP do DJ, The Cardigan, estar licenciado para distribuição gratuita pela rede Torrent.
Isso fez com que o disco fosse enviado gratuitamente a todos os que faziam o download do programa para baixar os arquivos de música em torrent.

Comentários