Na manhã dessa segunda-feira (10), como já havia sido divulgado, foi realizada uma reunião no Gabinete Municipal para tratar do transporte público de estudantes no perímetro urbano que, desde o início do ano letivo só contam com 50% de ajuda do município. Até 2013 as passagens eram pagas integralmente para alunos que moram longe das escolas.
Estiveram presentes ao encontro o prefeito Moacir Ribeiro, os vereadores Rosimeire Mendonça, Josino Bernardes, Luciano Duque, José Aparecido (Zezinho Gaiola) e Evandro Donizete (Piruca), os dois últimos membros da Comissão de Transportes da Câmara, além do chefe de Gabinete José Terra de Oliveira Júnior (Terrinha), o secretário de Educação, Geraldo Reginaldo, o procurador municipal Mauro Carlos de Souza e quatro mães de alunos.
Em conversa, Moacir falou dos problemas orçamentários e das dificuldades enfrentadas no município. Já o secretário de Educação explicou que atualmente a lei obriga a administração a arcar com gastos de transporte apenas de alunos da zona rural.
Na ata da reunião foram apresentadas duas propostas: na primeira delas, a Câmara arcaria com os 50% restantes dos gastos para continuar oferecendo transporte gratuito para os estudantes. Um gasto de R$7.500. A prefeitura continuaria arcando com os outros 50%. A segunda proposta é de que a Prefeitura abra as turmas de 6º ano na escola do bairro Cidade Nova. Foi pedido o prazo de 60 dias para a contratação de professores.
As propostas foram lidas na reunião da Câmara desta segunda-feira (10) e reuniões deverão ser marcadas com pais para tratar do assunto.
Opinião Contrária
O vereador José Geraldo da Cunha (Cabo Cunha) não concordou com a proposta e disse que não cabe à Câmara arcar com esse gasto.
Na manhã dessa segunda-feira, o vereador protocolou uma representação junto ao Ministério Público pedindo que sejam tomadas atitudes contra o município caso se negue a prestar esse serviço. ? Não tem isso da Câmara repassar verba. No ano passado foram gastos mais de R$27 milhões com a Educação em Formiga e não tem como arcar com os gastos para transportar esses alunos? O mesmo pedido que fiz ao Ministério Público daqui, farei ao Ministério Público Estadual e Federal? disse o vereador durante a reunião.

COMPATILHAR: