Na segunda-feira (11), o assunto sobre a morte de uma senhora em Formiga, por leishmaniose viceral, foi comentado novamente na Câmara Municipal. O vereador Eugênio Vilela/PV ressaltou que dos dois casos da doença no município, um resultou em óbito, ou seja, 50%. ?É uma situação estarrecedora, de extrema ineficiência da Secretaria de Saúde e do Gabinete do prefeito em resolver esse tema. Só depois que houve essa morte é que houve um acordo para o canil [CCZ] funcionar. É ou não uma extrema situação de desleixo, de ineficiência administrativa? Somente depois de construído é que foram preocupar com o regimento e buscar parcerias com as instituições. Os cachorros estão se proliferando na cidade. Pessoas nos procuraram nas ruas para dizer o quanto tem aumentado a população canina?, contou o vereador.
Os animais de grande porte também estão às soltas na cidade, a redação também flagrou novamente cavalos e gado ?pastando? em plena via pública, próximo à praia popular, cena vista praticamente toda semana. Os condutores de veículos é que tem que se preocupar em se desviar dos animais para evitar acidentes.
Este assunto sobre o funcionamento do Centro de Controle de Zoonoses tem sido pauta constante nos veículos de imprensa e motivos de discussão e críticas nas redes sociais. De acordo com a administração municipal, a previsão é de que o CCZ entre em funcionamento em seis meses.

COMPATILHAR: