Os mineiros podem continuar a marcar suas idas ao clube e deixar o guarda-chuva no armário nos próximos dias. Isso porque a previsão, segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo é de temperaturas em torno dos 30ºC e de estiagem.
De acordo com o meteorologista, porém, haverá uma leve diminuição na média da temperatura de 32º graus para 30° graus que se prolongará por toda semana. ?Teremos uma mudança na direção dos ventos, com isso o céu ficará mais claro e a temperatura um pouco mais amena?, explica.
As chuvas, por outro lado, não têm previsão de chegar tão cedo. As pesquisas indicam que não há previsão de chuvas na capital mineira para os próximos 10 dias. ?A massa de ar quente que vem atuando entre o Brasil e a África ganhou força no interior do continente. Ela é responsável por um bloqueio que dificulta a formação de nuvens e, consequentemente, de chuva?, diz. Esse fato, segundo Ruibran, colabora para que a temperatura continue alta.
A situação de todo o estado de Minas Gerais é bem parecida com a da capital. Todas as regiões apresentam uma temperatura média entre 30º e 33°. Mesmo na região Sul do Estado, a temperatura deve ficar entre 32º.
Apesar do incômodo que vem causando na população de todo o Estado, essa onda de calor e a estiagem são normais nesta época do ano e até recebe um nome: Veranico. ?É um fenômeno presenciado no verão e caracterizado pela sequência de dias sem chuva?, explica Ruibran.

COMPATILHAR: