A previsão indica calor intenso e baixos índices de umidade para o último fim de semana do inverno no Centro-Oeste de Minas. Conforme explicado por professor de climatologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Leandro de Godoi Pinton, o clima é resultado da ação de uma alta pressão sobre a região central do Brasil que se estende para o Sudeste do país.

“Os movimentos do ar associados ao referido sistema atmosférico dificultam a formação de nuvens de chuva e propiciam condições para o aumento de temperatura e a baixa umidade relativa do ar”, detalhou.

A previsão indica que durante todos os dias a umidade varia entre 20% e 30%, valor inferior ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que determina como variação ideal 60% a 80%.

Conforme Pinton, o desconforto será agravado no domingo (19), quando a temperatura pode chegar a 36ºC e a umidade do ar deve ficar em estado de atenção.

Os termômetros devem variar entre 14°C e 34°C. A máxima de todos os municípios ficará acima dos 30°C; Pompéu será a cidade com o calor mais intenso.

Confira a previsão em algumas cidades

CidadesMínima ºCMáxima ºC
Divinópolis14°C34ºC
Bom Despacho16ºC34ºC
Itaúna15ºC33ºC
Pompéu17ºC35ºC
Nova Serrana16ºC33ºC
Pará de Minas15ºC33ºC

Fonte: Climatempo

Dia a dia

  • Sexta-feira (17): sol com algumas nuvens, sem chuva. Temperaturas entre 14°C e 34°C;
  • Sábado (18): sol com algumas nuvens, sem chuva. Temperaturas entre 15°C e 34°C;
  • Domingo (19): sol com algumas nuvens, sem chuva. Temperaturas entre 15°C e 35°C;

Fonte: G1

COMPATILHAR: