O CVT Formiga recebeu na manhã desta terça-feira, 25 de novembro, a visita do caminhão ?Cozinha Brasil?, uma cozinha experimental pedagógica, montada em unidade móvel. Esta é a terceira vez que o projeto desenvolvido pelo Sesi visita o município.
?Nós estivemos aqui em 2006 e podemos perceber o quanto o pessoal de Formiga é participativo e interessado, surgem perguntas todo o tempo?, comentou a nutricionista e supervisora do ?Cozinha Brasil?, Juliana Souza Costa.
O ?Cozinha Brasil? promove ações de educação alimentar para elevar o nível de saúde e qualidade de vida das populações de baixa renda, por meio da orientação didático-pedagógica, visando à produção e ingestão de uma alimentação de alto valor nutricional e baixo custo. A orientação para a produção e consumo respeita as diversidades regionais e culturais, estimula o aproveitamento dos recursos naturais locais e favorece a geração e melhoria da renda familiar.
Em Formiga 135 pessoas estão participando do curso, que está sendo ministrado gratuitamente e ensina o aluno e seus familiares (maiores de 16 anos), através de aulas teóricas-práticas, a elaborar refeições sadias e saborosas a um baixo custo.
?É uma excelente oportunidade para as famílias da cidade. Com o ?Cozinha Brasil? os participantes aprendem como preparar comidas nutritivas, de qualidade, evitando o desperdício. Além disso, são passadas a eles noções básicas de nutrição?, comentou a nutricionista e coordenadora do CVT Formiga, Zélia Veloso.
Um dos princípios básicos do Sesi Cozinha Brasil é o aproveitamento integral dos alimentos. Por isso, sempre que possível, utiliza em suas receitas aquilo que normalmente é dispensado, como talos, cascas, ramas, folhas e sementes. Sempre em receitas de sabor apurado e nutritivas.
?Eu não tinha nenhuma experiência na cozinha, mas já no primeiro dia de curso percebo o quanto esse aprendizado será valido?, comentou o administrador Daniel de Mello Machado, que participa de uma das turmas do curso.
O caminhão ficará em Formiga até o dia 28, sexta-feira, quando o CVT Formiga receberá a visita do Gerente do Programa Mesa Minas e do Cozinha Brasil, Marco Aurélio Savassi Longo.

COMPATILHAR: