Um grupo de empresas e instituições de Formiga lançou, neste mês, a Campanha “Ajude a Santa Casa a Respirar”. É uma ação com um propósito de ajudar a instituição a manter os leitos de UTI para pacientes com Covid-19.
Para realizar a campanha, foi criada a Associação de Ajuda à Santa Casa de Formiga. O valor arrecadado será repassado diretamente à entidade para compra de insumos e/ou pagamentos de despesas relacionadas a pandemia da Covid-19.
Sob nova direção, a Santa Casa vinha em uma trajetória de recuperação, interrompida bruscamente pela pandemia. Com o aumento dos casos de Covid-19, os custos aumentaram muito. A campanha conta com o aval da instituição.
“A Santa Casa vinha em uma trajetória virtuosa de recuperação. Porém, com a pandemia, as despesas imprevistas aumentaram muito.
Estamos felizes de ver a sociedade e as empresas formiguenses se mobilizando para ajudar o hospital. Apoiamos esta campanha e esperamos em breve superarmos essa situação”, explicou a
gestora executiva da Santa Casa, Myriam Araújo Coelho.
Qual o déficit e por que ele existe
A Santa Casa calcula atualmente uma média de R$ 444 mil de déficit mensal da UTI Covid, para os 17 leitos existentes. Há várias razões para essa situação: os repasses governamentais são insuficientes para cobrir as despesas relacionadas à pandemia; os insumos (incluindo medicamentos) ficaram muito mais caros, porque estão escassos; há ainda uma disputa por profissionais de saúde especializados entre diversas instituições, o que está elevando o custo para manter o quadro de colaboradores; entre outros motivos.
“É hora de ‘Ajudar a Santa Casa a Respirar’, para que ela continue levando ar, acolhimento e esperança às famílias neste momento tão complicado para todos”, ressaltou o presidente da Associação de Ajuda à Santa Casa de Formiga e diretor-presidente da
Certificaminas, Heitor Pires.
“Momentos difíceis exigem solidariedade, união e engajamento. E a Santa Casa de Formiga exerce um papel fundamental no combate à pandemia da Covid-19. Apoiamos completamente essa causa, apoiamos completamente essa campanha, para ajudar a Santa Casa
a respirar”, completou empresário Flávio Bueno, da Farmácia da Valéria e Drogarias Super Popular.
Integrante do Movimento F7 e um dos diretores da MRA, o empresário André Monteiro explicou o valor da iniciativa. “Sustentabilidade é um conceito muito amplo e que vai além das
questões ambientais. Uma comunidade sustentável depende também de saúde. Acreditamos no valor das conexões e no propósito nobre das boas ações. Por isso, apoiamos e fazemos parte desta campanha”.
Apoio crescente
Mais de 30 empresas e instituições já apoiam a campanha. O valor arrecadado até quinta-feira (15), era de R$ 175.492,30. Os organizadores seguem buscando mais apoio a iniciativa.
A “Ajude a Santa Casa a Respirar” é parceira da Campanha Rui Palomo, destinada à arrecadação e doação emergencial de alimentos para famílias carentes. Uma iniciativa da Sociedade Civil em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano.
Como doar para a Campanha “Ajude a Santa Casa a Respirar”
Transferência bancária
Banco: 383 (Juno)
Agência: 0001
Conta-corrente: 1000803312-6
PIX
41471163000130 (CNPJ)
Nome: Aasc
Cartão de crédito
Links disponíveis no site www.respirasantacasa.com.br
Fonte: Santa Casa