As Polícias Civil e Militar, o Sest/Senat, o Consep, a Prefeitura, o Unifor, e algumas rádios de Formiga estão desenvolvendo no município a Campanha de Enfrentamento à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente.
Até o dia 20 de maio, serão realizadas diversas atividades em Formiga, dentre elas blitze educativas (com distribuição de panfletos), contatos com os órgãos de imprensa, divulgação nas igrejas e nos eventos festivos da cidade. Outra mobilização será um passeio ciclístico no próximo dia 19, a partir das 9h, (saída do Terminal Rodoviário), com o objetivo de sensibilizar a comunidade formiguense sobre a gravidade das ocorrências que envolvem a exploração sexual de crianças e adolescentes.
A Polícia Militar ressalta que, caso o leitor conheça alguma caso de covardia, com a exploração sexual de criança ou adolescente, denuncie por meio dos telefones 0800 31 1119 ou do 181. A identidade será preservada, e sua informação é muito importante para evitar o assédio sexual de crianças e adolescentes. Participe, exerça o seu papel de cidadão responsável.
Você sabia?
? Que exploração sexual é quando o adulto paga (com dinheiro, comida, roupa ou qualquer outro meio) para realizar práticas sexuais com crianças ou adolescentes?
? Que abuso sexual é a violação da sexualidade da criança pelo adulto para satisfazer seu prazer próprio ou de outra pessoa?
? Que, na maioria das vezes estes crimes ocorrem dentro de casa, pois existe uma relação de confiança entre a criança ou adolescente que sofre abusos e a pessoa que os pratica, o que garante o silêncio da vítima e a continuidade dos atos de violência sexual?
? Que o criminoso, geralmente, é alguém da própria família, vizinho ou amigo da vítima ou sua família?.
? Se a vítima tiver menos de 14 anos, é considerado violento, (estupro de vulnerável – crime hediondo e inafiançável) independente do fato de ela ter permitido ou não, e que o crime é punido com 8 a 15 anos de prisão? Fique sabendo (crimes e penalidades):
? Exploração da prostituição infantil: crime punido com 1 a 10 anos de prisão; Sedução de menor: crime punido com 2 a 6 anos de prisão; Atentado violento ao pudor: crime punido com 6 a 10 anos de prisão; Shows eróticos: crime punido com 1 a 4 anos de prisão e multa; Pornografia: crime punido com 1 a 4 anos de prisão e multa; Corrupção de menor: crime punido com 1 a 4 anos de prisão;Estupro: crime punido com 6 a 10 anos de prisão; Tráfico de criança e adolescente: crime punido com 3 a 12 anos de prisão.

Comentários