A Secretaria Municipal de Saúde realizará nos meses de agosto e setembro a Campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva. A estimativa da secretaria é de que sejam vacinados, em Formiga, 9.068 cães e 906 gatos.
Neste ano a campanha será realizada na zona urbana, aos sábados, sendo os dias 4 e 11 de agosto os dias ?D? de vacinação. Os proprietários de cães e gatos devem ficar atentos ao dia de vacinação da sua região. A vacinação será realizada das 8h às 16h. Os cães e gatos devem ser levados até o ponto de vacinação para receberem a dose de vacina contra a raiva.
Após a data programada, a vacina será administrada na sede da Secretaria de Saúde, no edifício Antônio Vieira, à rua Dr. Teixeira Soares, de13 a 31 de agosto, das 8h às 16h, nos dias úteis.
Na zona rural, a vacinação começará no dia 2 de agosto, com término previsto para 28 de setembro.
Este ano, a vacinação na zona rural será casa a casa. Nos locais onde existe concentração de casas haverá ponto fixo de vacinação com horário programado (confira o anexo para download), e para as demais casas, que ficam distantes umas das outras, essas serão visitadas uma a uma pela equipe de vacinação.
O objetivo da visita de casa em casa é que todos os animais fiquem imunizados, reduzindo o risco de aparecimento da raiva no município.
A raiva é uma doença que ocorre em animal e em humanos, viral grave e letal, que acomete o sistema nervoso. A doença apresenta ciclo de transmissão urbano e silvestre.
Uma das formas de proteção da população humana é a vacinação anual dos cães e gatos. Todo cão e gato acima de 3 meses de idade pode ser vacinado. Se o dono do animal possuir o cartão de vacinação, é importante apresentá-lo no momento da vacina.
Confira no download os locais de vacinação.

COMPATILHAR: