A Secretaria de Saúde de Arcos iniciará na terça-feira (17), na zona urbana, a Campanha de Vacinação Antirrábica. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses, responsável pela vacinação, atenderá de 8h às 11h e de 13h30 às 16h nos mais diversos pontos da cidade. A expectativa do setor é vacinar 6 mil animais, entre cães e gatos.

Segundo o veterinário do CCZ, João Henrique Lima Vieira, há apenas uma restrição para imunizar o animal. “Animais com menos de 3 meses não podem ser imunizados. Esta é a única restrição. Todos os cães e gatos que estiverem acima desta idade devem ser levados ao posto de vacinação mais próximo da residência do dono acompanhado do cartão de vacinação. Se o dono tiver perdido o cartão de vacinação do animal ele pode levá-lo para ser imunizado mesmo assim porque será emitido um novo cartão no momento da vacinação”, explicou.

A  raiva

As principais formas de transmissão da doença são lambeduras, mordeduras, arranhaduras e secreções de animais contaminados. O problema atinge principalmente o sistema nervoso central de animais infectados pelo vírus transmissor, provocando agressividade repentina e dificuldade em ingerir alimentos ou água.

Confira os postos de vacinação:

 

Fonte: Prefeitura de Arcos ||

COMPATILHAR: