Da Redação

A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogado até o dia 9 de junho. A imunização, que  deveria ter sido encerrada na sexta-feira (26), foi estendida  pelo Ministério da Saúde, pois a meta nacional (90%  do público-alvo) ainda não foi atingida.

Em Formiga, até o último levantamento divulgado, no dia 23 deste mês, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), 9.137 formiguenses já haviam sido imunizados, o que corresponde a 64% do público-alvo na cidade. Os números correspondem a crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e idosos.

Professores em atividade e pessoas com comorbidade também estão sendo vacinados, porém não entram nos cálculos, já que não há como ter um total exato de quantas pessoas que pertencem a esses grupos.

“A prevenção continua sendo o melhor meio de proteção. Os Programas de Saúde da Família [PSF’s] continuarão oferecendo a vacina normalmente. Quem ainda não se vacinou e pertence a um dos grupos prioritários deve se imunizar para proteger a si mesmo e também aos outros”, comentou a coordenadora do setor de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde, Ana Dalva Costa.

De acordo com Ana Dalva, estão sendo colocadas em prática estratégias com o intuito de auxiliar o setor a alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. A principal delas está relacionada às crianças, um dos principais focos da campanha.

Agentes comunitários  estão fazendo visitas domiciliares com o intuito de alertar os pais quanto à importância da imunização para os menores de cinco anos.“É lamentável que ainda não tenhamos atingido a meta. Já estão aparecendo casos suspeitos de gripe em Formiga, são cinco suspeitas até o momento. E isso é grave. O inverno e o frio começam agora e as pessoas precisam se proteger antes disso”, ressaltou Ana Dalva.

A vacinação é feita nos PSF’s de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Quem for se vacinar deve estar com documento com foto e cartão de vacinação em mãos.

Brasil e Minas Gerais

Até o último levantamento, apenas 66% dos brasileiros haviam sido imunizados. Em Minas Gerais, do público-alvo, 77% já receberam uma dose da vacina. A nova parcial deve ser divulgada nesta terça-feira (30).

 

Fonte: Secom Formiga ||

COMPATILHAR: