Entre os dias 4 e 22 de maio será realizada a Campanha de Vacinação Contra a gripe Influenza, em Formiga.
O público alvo será crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, gestantes, população carcerária e pessoas portadoras de doenças crônicas.
O dia D da vacinação será no dia 9 quando as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h para vacinação. Haverá ainda um posto volante na praça Getúlio Vargas, das 8h30 às 12h. Nos demais dias, as unidades de saúde disponibilizarão a vacina das 7h30 às 16h30.
Segundo a diretora de vigilância do Setor Epidemiológico, Ana Carolina Castro, é importante que as pessoas procurem se vacinar, todos os anos, pois a vacina confere imunidade transitória anual. Sendo assim, após um ano de vacina, a proteção conferida contra influenza cai drasticamente. ?É importante destacar que a vacina protege contra as complicações causadas pelos vírus influenza, e interfere ainda nas doenças respiratórias, reduzindo a hospitalização e óbitos causados pelas complicações?, explicou.
Para vacinar, é necessário ter em mãos o cartão de vacina e um documento com foto.
Contraindicação
A vacina influenza é contraindicada para pessoas que tiveram alergia grave em doses anteriores (com necessidade de internação de urgência) ou que têm alergia a algum componente da vacina. Também está contraindicada para pessoas que têm alergia severa relacionada ao ovo de galinha e seus derivados.
Para esclarecer, alergia a ovo é quando a pessoa, ao comer ovo ou seus derivados, sente falta de ar, empolação, edema de glote com necessidade urgente de internação.
Pessoas que tiveram a Síndrome de Guilhan Barré e que estão nos grupos contemplados para vacinação devem consultar seu médico para avaliar o risco/benefício.

COMPATILHAR: