O período para a vacinação contra a influenza A H1N1 foi prorrogado até a próxima quarta-feira (2). O objetivo é resgatar as pessoas que fazem parte dos grupos contemplados e ainda não receberam a dose. A atenção maior é quanto às gestantes e adultos de 20 a 39 anos, porque são categorias que ainda não atingiram o número esperado pelo Ministério da Saúde, que estipulou 80% de cobertura para cada grupo.
A coordenadora do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Castro, ressaltou que outra novidade é que também foi incluída na campanha de vacinação as crianças de 2 a 5 anos de idade, que poderão se vacinar também até 2 de junho. Ela explicou que, no momento em que receberem a dose contra a influenza A H1N1, esse grupo também será vacinado contra a poliomielite, na 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. Assim, a criança fica dispensada de comparecer no Dia Nacional de Vacinação contra Pólio, marcada para dia 12 de junho.
A vacina contra a influenza A H1N1 para crianças necessita de reforço para se ter uma proteção adequada, então os pais devem ficar atentos quanto à data do reforço (2ª dose), que será informada na unidade de saúde. Somente ao passar pelas duas fases a criança estará protegida contra o vírus.
Também estará disponível nos postos de saúde em Formiga a vacina contra a gripe sazonal (gripe comum) para as pessoas de 60 anos ou mais.

COMPATILHAR: