A partir do dia 19 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do Setor de Vigilância Sanitária (Visa), promoverá a Campanha de Vacinação contra a raiva em cães e gatos.
A vacinação será até o dia 2de setembro, com o seguinte cronograma: nos dias 19 e 20 de agosto será realizada a vacinação na zona urbana e do dia 23 de agosto a 2 de setembro nas zonas rurais.
De acordo com a diretora da Visa, a médica veterinária Fernanda Pinheiro Lima, o objetivo da campanha é vacinar o maior número de cães e gatos no menor espaço de tempo, para impedir que o vírus da raiva alcance a população, interrompendo, assim, o ciclo urbano da transmissão da doença.
?Se você tem cães ou gatos, não se esqueça de vaciná-los todo ano. A vacina protege seu animal contra a raiva e pode evitar que ele transmita a doença. Todo animal deve ser revacinado anualmente e filhotes que receberam somente uma dose da vacina em sua vida devem receber a segunda dose após 30 dias? , afirmou Fernanda Lima.
Dados epidemiológicos mostram que, no Brasil, de 1986 a 2006, a ocorrência de raiva humana ficou em torno de 9%.
Medidas
Se você for ferido ou mordido por qualquer cão ou gato, mesmo vacinados, ou por morcego: lave bem o local do ferimento com água corrente e sabão e vá imediatamente ao Pronto Atendimento Municipal (PAM).
Se o animal agressor for um cão ou um gato, siga ainda estas medidas:
Informe ao centro de saúde o endereço do dono do animal.
Não mate o animal.
Deixe o animal em absorção por 10 dias, recebendo alimentação adequada, em local seguro, longe do contato com pessoas ou outros animais.
Volte imediatamente ao centro de saúde se o animal desaparecer ou morrer.

Comentários