A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) será realizada neste sábado (19). Inicialmente prevista para 22 de agosto, a mudança na data não comprometerá a saúde das crianças nem o efeito protetor da vacina aplicada na primeira etapa da campanha, realizada em 20 de junho.
Uma equipe da Secretaria de Saúde estará na praça Getúlio Vargas, das 8h às 17h, com um posto móvel para realizar o trabalho. A coordenadora de epidemiologia, Juliana Silva Castro, explica que a meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% das crianças.
?Formiga conta com 4.133 crianças de 0 a 5 anos. Na primeira etapa da vacinação, ocorrida em junho, foram vacinadas 3.842, uma porcentagem de 92,88%. Nesta nova etapa a meta é a mesma, 95%.?
Juliana Castro contou ainda que o trabalho ocorrerá também nos Postos de Saúde da cidade das 8h30 às 12h30. ?É muito importante que os pais levem as crianças nos locais indicados, além do cartão de vacinação. O nosso objetivo é atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.?
Mudança na data
A mudança na data de vacinação contra a poliomielite foi tomada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de evitar uma sobrecarga ainda maior nos serviços de atenção básica, porta de entrada para os pacientes com suspeita da Nova Gripe, e contribuir para que a vacinação ocorra em um cenário mais tranquilo, com os trabalhadores da área em condições de priorizarem o trabalho de imunização. A orientação atende também a pedido de secretarias estaduais da saúde mais afetados pelo aumento de pacientes com sintomas de gripe.
A segunda etapa da campanha nacional de imunização tem como meta atingir a cerca de 14,7 milhões de crianças – o que representa 95% das crianças menores de 5 anos. Em torno de 115 mil postos de vacinação, em todo o país estarão envolvidos no processo. Serão aproximadamente 350 mil pessoas trabalhando na campanha, que contará com a utilização de 40 mil veículos.
Sobre a Vacina
Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a poliomielite está disponível durante todo o ano nos postos de saúde e é também oferecida durante as campanhas de vacinação de rotina. Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses de vida. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim, é importante que os menores de 5 anos de idade tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

COMPATILHAR: