As equipes de Saúde da Família vão ganhar um novo instrumento nas ações de promoção à saúde: a televisão. Na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MG), realizada na quarta-feira (16), o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, anunciou o lançamento do projeto Sala de Espera. São mais de 300 produtos audiovisuais: programas curtos, educativos e divertidos produzidos pelo Canal Minas Saúde, emissora de educação à distância criada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) há dois anos.
 ?De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2020 as doenças crônicas serão responsáveis por cerca de 60% da carga global de doenças nos países em desenvolvimento. Em Minas Gerais, as doenças crônicas relacionadas ao coração, doenças cerebrovasculares e o diabetes são as principais causas de morte prematura?, revelou o secretário, Antônio Jorge, ao destacar a importância da iniciativa do Canal Minas Saúde. Segundo ele, essas doenças poderiam ser evitadas com práticas simples, como alimentação saudável, exercícios físicos regulares, autocuidados e acompanhamento médico periódico.
 É fácil fazer parte do projeto Sala de Espera. Se a Unidade Básica de Saúde já dispõe de uma antena parabólica do Canal Minas Saúde, basta aderir à resolução que trata do projeto, receber o televisor que será doado pela SES, instalá-lo na sala de espera e sintonizar no Canal Minas Saúde.Todas as unidades básicas de saúde dos municípios que aderirem ao projeto receberão um aparelho de televisão para que os usuários possam se beneficiar com mais esse canal de promoção à saúde criado pelo Governo de Minas.
 Programas
O programa Sua Saúde, com 15 minutos de duração, vai apresentar orientações de especialistas, conversar com a população e explicar sintomas e formas de se prevenir de problemas que ameaçam a saúde.
 Mas se o usuário perder o Sua Saúde pode rever os momentos mais importantes no programa Momento Saúde, resumo de dois minutos com dicas para se ter uma melhor qualidade de vida.
Dúvidas sobre saúde? Vem ai o Fala Doutor!. Não precisa marcar hora para conversar com o médico. Ao longo de toda a programação do Canal Minas Saúde, médicos, de especialidades diversas, vão responder a perguntas da população.
Por meio do programa Aconteceu Comigo será possível conhecer histórias que são verdadeiras lições de vida. Gente que enfrentou doenças, deu a volta por cima e pessoas que prezam pela vida e sabem como cuidar da saúde.
A série Alerta, composta por vídeos curtos e de grande impacto, vai convocar a população para refletir sobre seus hábitos e os prejuízos que alguns deles podem causar à saúde.
Em Minas, a SES, gestores municipais, organizações da sociedade civil, profissionais de saúde e muitos cidadãos têm feito a sua parte na busca de uma saúde melhor para a população. O programa Boa Prática vai mostrar experiências de sucesso que vêm sendo executadas em todo o Estado; projetos que podem ser facilmente implantados em outros municípios em benefício de suas populações.
Com o projeto Sala de Espera, vai ficar mais fácil saber se margarina é melhor que manteiga ou se cenoura faz bem para vista. O programa Mito ou Verdade vai desvendar de forma divertida tudo que ouvimos ao longo dos anos e que a maioria das pessoas não sabe se é falso ou verdadeiro.

COMPATILHAR: