O Centro de Atenção Psicossocial (Caps), localizado no bairro Engenho de Serra, continua com a sua infraestrutura precária e os pacientes e funcionários estão à espera de melhorias. Mas, ao que tudo indica, eles terão que aguardar por mais um tempo para que alguma providência seja tomada.
Em entrevista ao jornal Nova Imprensa e ao portal Últimas Notícias, a secretária de Saúde, Luiza Flora, explicou que o Estado fez um Termo de Concessão de Uso no Caps. ?Foi feita uma sondagem no local, mas nós tivemos que mudar todos os nossos planos. Tudo o que tínhamos planejado terá que ser mudado?.
O Caps pertence ao Estado, mas a secretária disse que a Prefeitura pode reformar o atual prédio, porém, a obra ficaria dispendiosa devido à atual precariedade da infraestrutura do local. ?Pelos estudos que os engenheiros fizeram, a reforma ia ficar muito cara. Mais cara do que uma construção. Por esse Termo de Concessão de Uso, eles deixaram a gente fazer o que a gente quisesse, só não poderia mudar a estrutura lá. Íamos construir um novo Caps na frente do atual e deixaríamos o atual para quando tivéssemos condições de reformá-lo. Mas agora mudou tudo e não há uma previsão para essa construção. Estamos aguardando um parecer do Ministério Público para ver o que a gente vai fazer?, ressaltou.
Candidatos falam sobre o local
Em seus planos de governo, os candidatos a prefeito de Formiga têm como ponto em comum a reforma do Caps ou a construção de outro prédio que possa atender à população.
Cid Corrêa/PR ressaltou a importância de um bom atendimento para a população de Formiga. ?A Câmara já fez um repasse para ser investido em melhorias para o Caps. Mas deve-se fazer outro prédio, mais moderno, construir uma estrutura nova. O atual espaço não está em condições de atender os pacientes há muito tempo?.
De acordo com Eugênio Vilela/PV, há mais de dois anos que o assunto vem sendo debatido nas reuniões da Câmara Municipal. ?O local se encontra em uma situação lamentável e precária. Está em nosso plano de governo oferecer um melhor serviço para toda a população. As pessoas que passam por lá merecem ser bem atendidas?.
Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB), candidato a vice-prefeito de Joice Alvarenga/PT, contou que como fundador do Naps (atual Caps) a proposta é a construção de uma unidade própria e específica, com atendimento por uma equipe multidisciplinar. ?Destacamos também a necessidade de um ambulatório diferenciado para consultas em psiquiatria infantil. Enfim, um avanço apropriado e moderno para este setor?, explicou.
Já Moacir Ribeiro/PMDB disse que esteve no Palácio do Governo, em Belo Horizonte, na terça-feira (11), para apresentar uma série de reivindicações da população formiguenses, inclusive a reforma no Caps. ?Estive com o governador do Estado e com o secretário de Saúde de Minas Gerais e os dois se comprometeram em transformar o Caps em um centro de referência de saúde na região. É importante buscar recursos e investir em melhorias no Caps, tanto para os profissionais que trabalham ali, quanto aos pacientes?, disse.
Acordo entre a Prefeitura e a Câmara
Representante da Câmara Municipal e da Prefeitura de Formiga assinaram um documento datado do dia 15 de maio, no qual acordam da decisão de cancelar uma ação judicial em que participavam como autora e réu respectivamente.
De acordo com a assessoria de comunicação da Câmara Municipal, o órgão entrou com uma ação contra a Prefeitura em 2011, pois um acordo firmado entre o então presidente do Legislativo, Edmar Ferreira/PT e o prefeito Aluísio Veloso/PT sobre a aplicação do dinheiro sobressalente da Câmara na reforma do Caps não foi cumprido, já que até hoje o centro continua abandonado.
Em todo final de legislatura, o dinheiro destinado ao orçamento da Câmara que não for gasto deve ser devolvido à Prefeitura, para que seja aplicado em alguma área deficiente da cidade.
Em dezembro de 2010, o então presidente do Legislativo, Edmar Ferreira esteve no gabinete do prefeito Aluísio Veloso/PT para devolver os R$ 660 mil economizados pela Câmara na gestão do vereador Reginaldo Henrique dos Santos (Dr. Reginaldo/PCdoB), presidente da Casa em 2009.
O Caps
De acordo com a coordenadora do Caps, Karina Maria de Brito, atualmente o centro tem 5.400 pacientes cadastrados. Desses, 1.700 são atendidos no local todo mês.
O Caps conta também com 19 funcionários, incluindo profissionais de psicologia, psiquiatria, assistência social, enfermagem e terapia ocupacional. O Caps funciona no atual endereço desde 1995.

COMPATILHAR: