A uma semana do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os 607.838 candidatos inscritos em Minas Gerais encaram a preparação na reta final e torcem para os imprevistos dos últimos dois anos não se repetirem. Além das adaptações que o Ministério da Educação (MEC) fez no teste, houve erros de impressão e até vazamento das questões. Neste ano, o MEC garante que os candidatos só precisam mesmo se preocupar com os estudos.
Serão em média cinco horas de testes no sábado e no domingo, uma maratona física e mental para 5,3 milhões de candidatos de todo o Brasil que querem usar a nota para entrar na universidade ou tirar o diploma de ensino médio. Em Belo Horizonte, a estudante do 1º ano do ensino médio Gabrielle Barbosa Rosa, 15, que vai prestar o Enem como treineira, espera que não haja nenhuma surpresa desagradável.
A organização tem cometido alguns erros, o que deixa em dúvida a qualidade da prova. Mas entendo que esse é um método novo e ainda está em adaptação, por mais que prejudique o candidato, afirma Gabrielle, que pretende usar o melhor resultado nos três anos em que vai fazer a prova para tentar uma vaga no curso de publicidade e propaganda.
O MEC informou que neste ano foram tomados cuidados para garantir a segurança desde a elaboração do edital e das inscrições, passando pela produção das provas, até a distribuição, aplicação e correção. Segundo o órgão, estão sendo usadas inovações tecnológicas para aperfeiçoar todas as etapas.
Dicas
Deixando de lado as polêmicas que cercaram a prova, professores sugerem que os inscritos evitem estudar demais na última hora. Para Juliana Rezende, que ensina matemática em um pré-vestibular da capital, esta não é a hora de recuperar o tempo perdido. Indico revisar alguns tópicos, mas de forma bem tranquila. O melhor a fazer é relaxar e controlar a ansiedade, aconselha.
A recomendação é que o candidato se preocupe agora com a preparação para o dia da prova: como chegar ao local, separar o material a ser levado e fazer uma alimentação saudável.
Para que os candidatos não corram o risco de se atrasar, a organização pede que eles cheguem uma hora antes, às 12h. Como é proibido usar borracha, lápis ou lapiseira e caneta azul, a dica é levar uma caneta preta de plástico transparente.
Para enfrentar as 180 questões e a redação com energia, é bom levar um lanche e não ficar mais de três horas sem comer. O ideal é comer frutas, explica a nutricionista Angélica Amaral de Santana. De preferência, a banana, que é rica em triptofano e ajuda o candidato a ficar tranquilo, além de dar mais energia. Outras boas opções são barras de cereais e frutas secas, diz.

COMPATILHAR: