Acordar cansada depois de uma noitada com amigos ou de um dia muito cheio é normal. Mas não ter ânimo para levantar da cama mesmo após ter dormido várias horas e sem ter feito nenhuma atividade diferente que possa tê-lo deixado exausto é motivo de alerta. Segundo a neurocirurgiã Julieta Gonçalves Silva, de São Paulo, há várias causas para o cansaço contínuo e sem motivo aparente. Em mulheres, a mais comum é a anemia, diz ela. Mas existem outros fatores. Descubra o que pode estar por trás dessa sua falta de energia sem fim e acabe de uma vez por todas com esse desânimo.

Distúrbios do sono
Insônia ou noites mal dormidas são vilãs. Se a pessoa não tem um sono profundo e reparador, de no mínimo seis horas, pode apresentar sinais de cansaço durante o dia, explica Julieta.

Sobrepeso, falta de condicionamento físico e estresse
As pessoas acham que podem ter algum problema cardíaco, mas na verdade precisam é incluir hábitos mais saudáveis no cotidiano. Feito isso, a sensação de cansaço passa rapidinho, explica a cardiologista Camila Succi.

Anemia
O problema pode ser diagnosticado a partir de um simples exame de sangue e tratado com mudanças na alimentação. A deficiência de ferro está entre as mais frequentes.

Alterações hormonais
A mais comum é o hipotireoidismo, uma deficiência do organismo em produzir o hormônio da tireoide. É descoberto por exame de sangue e tratado com reposição hormonal.

Problemas cardíacos
Arritmia, insuficiência cardíaca ou até um começo de infarto. Apesar de essas condições serem mais comuns em pessoas a partir dos 60 anos, não custa investigar, né? Se, de repente, você começa a se sentir cansada sem razão aparente, vale a pena procurar um médico para descobrir e confirmar as causas, completa Camila.

Para afastar o cansaço você deve…
Beber água: Se o corpo não está bem hidratado, as células extraem a água da circulação do organismo – o sangue se torna mais denso e a absorção de nutrientes que dão energia fica prejudicada.
Dormir bem: O ideal é descansar de seis a oito horas por noite. Evite ingerir cafeína, álcool, comidas pesadas e fazer exercícios físicos logo antes de se deitar.
Alimentar-se regularmente: Fazer refeições a cada três horas evita a queda brusca das taxas de açúcar no sangue, o que pode resultar em falta de ânimo.
Praticar exercícios físicos: Exercitar-se melhora a captação, o transporte e a utilização do oxigênio no organismo. Coração, pulmão e músculos conseguem converter mais desse gás em energia. É força extra.

COMPATILHAR: